JORNALISMO E DISPOSITIVOS MÓVEIS
ASPECTOS DA MOBILIDADE E DAS ESTRUTURAS MULTIPLATAFORMAS NA PRODUÇÃO E NO CONSUMO DE NOTÍCIAS
Palavras-chave:
jornalismo online, jornalismo móvel, dispositivos móveisResumo
De modo geral, o jornalismo online tem sua gênese nos anos 1990 com a transposição de conteúdos do impresso, do rádio e da TV para a web. Ainda assim, ao longo do tempo, o seu desenvolvimento tem se dado de modo gradual. Quanto a isso, por exemplo, autores como Marcos Palacios et al (2005) chegam a falar em quatro gerações distintas. No entanto, o advento de dispositivos móveis conectados em rede, como smartphones e tablets, tem reconfigurado o campo ao imprimir novas práticas tanto na rotina produtiva, bem como no conteúdo. Por isso, pesquisadores como Suzana Barbosa (2013), Fernando Firmino da Silva (2016) e Ramón Salaverría (2016), por exemplo, demarcam um novo paradigma para o campo, o jornalismo móvel e/ou ubíquo. E este é o cerne desta abordagem.
Referências
BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. (org.). Notícias e mobilidade: jornalismo na era dos dispositivos móveis. Portugal: Labcom, 2013.
CORRÊA, Elisabeth Saad; BERTOCCHI, Daniela. O papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica da informação. In: AMARARAL, Adriana et al. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: Editora ECA / USP, 2012.
JENSEN, Klaus. Bruhn. What’s mobile in mobile communication? Mobile Media & Communication,v.1, Sage Publications, 2013.
LEMOS, André. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, v. 1, n. 1, p. 121-137, 2007.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
NUNES, Emmanuela Cristine Leite; SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo em plataformas móveis: o processo de convergência e de mobilidade na produção e consumo de notícias. Anais. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, 2012.
PALACIOS, Marcos. O que há de (realmente) novo no Jornalismo Online? Concurso público. Conferência. Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, 21 set. 1999
___________ Internet as System and Environment in Cyberspace: a discussion based on empirical observations. In: IAMCR Conference. Barcelona, 2002.
__________MACHADO, Elias.; SCHWINGEL, Carla.; ROCHA, L.A. Um Jornal Laboratório multimídia, multi-usuário e descentralizado. O caso da Plataforma Panopticon. In: V Bienal Iberoamericana de la Comunicación. México. Set 2005.
SALAVERRÍA, Ramón. Los medios de comunicación que vienen. In: SÁDABA, C.; GARCÍA AVILÉS, J. A.; MARTÍNEZ-COSTA, M. P. (Coords.) Innovación y desarrollo de los cibermedios en España, pp. 255-263. Pamplona: EUNSA, 2016.
SCHWINGEL, Carla. Sistemas de produção de conteúdos no ciberjornalismo: a composição e a arquitetura da informação no desenvolvimento de produtos jornalísticos. Tese. Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Salvador, 2008.
SILVA, Fernando Firmino da. Cultura do jornalismo móvel. In: ________________. Transmutações no jornalismo. Campina Granda: Eduepb, 2016.7
SILVEIRA, Stefanie. Para além do jornalismo móvel: o desenvolvimento do conceito de jornalismo ubíquo. Anais. XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. ECA / USP, São Paulo, 2017.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história breve do jornalismo no Ocidente. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2008.
SOUZA e SILVA, Adriana de. From cyber to hybrid: mobile technologies as interfaces of hybrid spaces. Space and culture, v 9, n3, 2006, Sage Publications.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Alisson Gutemberg

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.