O USO DO GLOGSTER COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Keywords:
objeto de aprendizagem digital, competências digitais, ensino e aprendizagem, glogsterAbstract
Os estudantes, nos dias de hoje, crescem utilizando as tecnologias digitais, desse modo, valer-se da tecnologia em sala de aula é valorizar os conhecimentos, as habilidades e, acima de tudo, despertar a motivação e o interesse no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é apresentar a ferramenta online, qual seja o glogster para a aprendizagem da língua inglesa, sem utilizar de metodologias de ensino de línguas de maneira fragmentadas e descontextualizadas, as quais se baseiam em atividades repetitivas. O estudo foi realizado com estudantes do segundo ano do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de ensino no município de Andirá, Paraná por meio do Google Classroom. O intuito é reforçar o ensino de línguas com a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender de que forma as tecnologias potencializam as atividades na aula de inglês, como possibilitam práticas de uso da língua inglesa e a busca do conhecimento de novas culturas associado ao uso das novas ferramentas tecnológicas - sociocultural e sociointeracionista, sendo o educador, nesse contexto, um mediador da tecnologia com os recursos pedagógicos já conhecidos.
References
ARAÚJO, J.; ARAÚJO, K. EaD em Tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013.
BARROQUEIRO, C. H. et al. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências e matemática: uma bênção ou um problema? VII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. 2009. Disponível em <http://www.foco.fae.ufmg.br/viienpec/index.php/enpec/viienpec/paper/viewFile/95/495>. Acesso em 12 jul. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, ME, 2017.
CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TIC: Considerações sobre suas influências nas distintas gerações e na escola contemporânea. In: Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 7, Campo Mourão, 2012. Anais.C/CONSED/UNDIME, 2017.
COSTA, F. A. Reflexões sobre a integração de tecnologias digitais na escola. Língua e Literacia(s) no Século XXI. Chapter: 1. Publisher: Porto Editora, pp.15-39, 2019.
DEMO, Pedro. TICs e educação, 2008. Disponível em http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br, acesso em 13 jul 2020.
KENSKI, V M. Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: Didática: o Ensino e Suas Relações [S.l: s.n.], 1996.
LEFFA, V. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2 ed. Pelotas: Educat, 2007.
LEMOS, Ronaldo. MODMTV 2 8 Lemos Educação. 2016. (13m19s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WUTlPB7_Kz0>. Acesso em: 21 jul. 2020.
LORENZO, E. M. A Utilização das Redes Sociais na Educação. 3º ed; Rio de Janeiro, Clube de Autores, 2013.
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem do ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PEREIRA, B.T.; FREITAS, M.C. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. 2010. Disponível em
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf, acesso em 13 jul. 2020.
ROJO, Roxane. Entre plataformas, ODAs e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web2. The especialist: Ensino e Aprendizagem, Vol. 38 N. 1 jan-jul 2017.
SILVA, A. A. Professores utilizadores das TIC em contexto educativo: estudo de caso numa escola secundário. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2004.
TAROUCO, Liane; FABRE, Marie-Christine Julie Mascarenhas; TAMUSIUNAS, Fabrício Raupp. Reusabilidade de objetos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, p. 1-11. 2003.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Larissa Fonseca Figueira, Juliana Ayub Veltrini Spadacini

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.