O USO DO GLOGSTER COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Authors

  • Larissa Fonseca Figueira UEL
  • Juliana Ayub Veltrini Spadacini UEL

Keywords:

objeto de aprendizagem digital, competências digitais, ensino e aprendizagem, glogster

Abstract

Os estudantes, nos dias de hoje, crescem utilizando as tecnologias digitais, desse modo, valer-se da tecnologia em sala de aula é valorizar os conhecimentos, as habilidades e, acima de tudo, despertar a motivação e o interesse no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é apresentar a ferramenta online, qual seja o glogster para a aprendizagem da língua inglesa, sem utilizar de metodologias de ensino de línguas de maneira fragmentadas e descontextualizadas, as quais se baseiam em atividades repetitivas. O estudo foi realizado com estudantes do segundo ano do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública de ensino no município de Andirá, Paraná por meio do Google Classroom. O intuito é reforçar o ensino de línguas com a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender de que forma as tecnologias potencializam as atividades na aula de inglês, como possibilitam práticas de uso da língua inglesa e a busca do conhecimento de novas culturas associado ao uso das novas ferramentas tecnológicas - sociocultural e sociointeracionista, sendo o educador, nesse contexto, um mediador da tecnologia com os recursos pedagógicos já conhecidos.

Author Biographies

Larissa Fonseca Figueira, UEL

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2012), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Ourinhos (2013) e graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (2014). Especialista em Educação a Distância pelo Senac, Direito Processual Civil pela UNINTER e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faveni. Atua como professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pertencente ao Quadro Próprio do Magistério da Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, presta serviços, atualmente, no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho na função de Coordenadora da Equipe de Ensino. Atua, também, como advogada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.Tem interesse de investigação na área de ensino de línguas em escolas públicas, com ênfase no uso de novas tecnologias. Mestranda em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa.

Juliana Ayub Veltrini Spadacini, UEL

ossui graduação em LETRAS INGLÊS pela FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE JACAREZINHO (2002). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado do Paraná, desde 2005. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna. Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Letras Estrangeira Moderna - MEPLEM - UEL

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Published

2021-09-07

How to Cite

FIGUEIRA, L. F. .; SPADACINI, J. A. V. . O USO DO GLOGSTER COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/889. Acesso em: 30 sep. 2024.