JORNALISMO VERSUS SENSACIONALISMO
A ESPETACULARIZAÇÃO DA NOTÍCIA
Keywords:
comunicação, fake news, jornalismo, sociedade, mídiaAbstract
Em um contexto onde tem acontecido tantas espetacularizações, notícias falsas, uso indevido dos meios tecnológicos com finalidades e objetivos ilegais para desinformar a população. Este artigo tem como um dos seus objetivos evidenciar a importância do jornalismo profissional tanto televisivo como o da internet na vida da sociedade. Com o advento da internet, o jornalismo passou a ser um ator relevante em tempos de espetáculo midiático e de “fake News”, visto que, o jornalismo profissional é um instrumento que se combate a divulgação de inverdades nas redes sociais ou nos meios de comunicação. Aponta que, para a população, tem sido difícil e trabalhoso diferenciar uma notícia autêntica de uma notícia fake. Ressalta que para diagnosticar uma notícia nos tempos de hoje tornou-se algo bem complexo e difícil, visto que, para onde olhamos, é um espetáculo de notícias falsas. Destaca que a comunicação é um instrumento importantíssimo para a sociedade bem como o profissional em jornalismo e que a comunicação (informação), deve ser usada para construir o coletivo no contexto da boa informação e com responsabilidade. O presente artigo tem como base a pesquisa bibliográfica, e um estudo exploratório descritivo que aborda a temática jornalismo profissional: combate as fakes news, bem como visa, apontar que é importante a sociedade se mobilizar para o combate as notícias falsas.
References
ANGRIMANI SOBRINHO, Danilo. Espreme que sai sangue. Um estudo do sensacionalismo na imprensa. São Paulo: Summus, 1995 (Coleção Novas Buscas em Comunicação, vol. 47).
ANGRIMANI, Danilo. Sociedade do espetáculo: um estudo do sensacionalismo na imprensa. São Paulo: Summus, 1995.
BAKHTIN, Mikhail.A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais - Brasília: Hucitec, 1987.
BOURDIEU, Pierre. (1979). La disctinctión – critério y bases sociales del gusto. Madrid: Taurus, 1991.
BUCCI, Eugênio (org). A TV aos 50: criticando a televisão brasileira no seu cinqüentenário. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000
DEBORD, Guy, A sociedade do espetáculo, Campus. 1991.
DORNELLES, Beatriz (org.). Mídia, imprensa e as novas tecnologias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
JAMESON, Frederic. A cultura do dinheiro. Ensaios sobre a globalização. Petrópolis: Vozes 2ª edição. 2001
KARAM, Francisco José. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Summus, 1997.
MELLO e SOUZA, Cláudio. Jornal Nacional: 15 anos de história. Rio de Janeiro: TV Globo, 1984.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX – O espírito do tempo. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1969.
MOUILLAUD, Maurice. PORTO, Sérgio Dayrell (org.). O jornal: da forma ao sentido. Tradução de Sérgio Grossi Porto. Brasília: Paralelo 15, 1997.
NELSON, HOINEFF. A Nova televisão: Desmassificação e o impasse das grandes redes. Editora Relume Dumara. Ano. 2001.
PATIAS, Jaime Carlos. O espetáculo no telejornal sensacionalista. In: COELHO, Cláudio Novaes Pinto; CASTRO, Valdir José de. Comunicação e sociedade do espetáculo. São Paulo: Paulus, 2006.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: Uma Teoria da Comunicação Linear e em Rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
VIRILIO, Paul. A arte do motor. Tradução de Paulo Roberto Pires. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Andreza Skarleth Cunha Martins, Daiana Albuquerque, Igor Câmara de Araújo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.