MAPAS MENTAIS
EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL UNIVERSITÁRIO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
Keywords:
mapas mentais, ensino remoto, ensino universitárioAbstract
Em meio às mudanças nas instituições de ensino causadas pela pandemia do COVID-19, a partir de março de 2020, foi necessário readequar a educação para o Ensino Remoto Emergencial. Dentre as várias metodologias que podem ser usadas nessa grande mudança, temos os Mapas Mentais, uma ferramenta que pode ser utilizada tanto numa sala de aula presencial quanto num ambiente de ensino virtual. Por meio dos Mapas Mentais os conteúdos podem ser sintetizados de forma clara e organizada, de modo a trazer uma melhor associação dos assuntos. O uso de Mapas Mentais no Ensino Remoto Emergencial Universitário trouxe alguns relatos de alunos e professores que utilizaram essa metodologia mostrando como o recurso pode ser positivo para o processo de ensino-aprendizagem em disciplinas do curso de Licenciatura Plena em Matemática.
References
BRASIL, Parecer CNE/CP nº.5/2020, reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19). Acesso no dia 20 de maio de 2020. Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos-- sumulaspareceres-e-resolucoes/33371-cne-conselho-nacional-deeducacao/85201-parecer-cp-2020
BUZAN, Tony. Mapas Mentais. Tradução por Paulo Polzonoff Jr; Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009.
CUNHA, Daniela Sandi. Projeto de Ensino: Matemática tangível. Scientia cum Industria, v. 5, n. 3, p. 168-175, 2018.)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011.
GONZÁLEZ, Juan Manuel Muñoz; PEÑA, Antonio Ontoria; RUBIO, Ana Molina. El mapa mental, un organizador gráfico como estrategia didáctica para laconstrucción del conocimiento.
MARTINS, Zélia. As TIC no ensino-aprendizagem da Matemática. In: Anais do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. Portugal. p. -2742, 2009.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. -25, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de TecnologíaenEducación y EducaciónenTecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Daniel Carvalho Walger Morandini, Liliane Rezende Anastacio, Maira Gabriela de Lima Martins Leite

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.