ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO ESTADO DO PARANÁ

Authors

  • Carla Aparecida Nunes de Souza UENP
  • Juliana Ayub Veltrini Spadacini UEL
  • Larissa Fonseca Figueira Universidade de Lisboa
  • Neri de Souza Santana UENP

Keywords:

ensino remoto, educação básica, regime emergencial

Abstract

Neste artigo apresentamos o Ensino Remoto instituído no estado do Paraná como medida emergencial por conta da Pandemia do novo Coronavírus no ano de 2020. Para tanto, realizamos um levantamento da documentação que norteia o ensino emergencial e dos demais existentes. No entanto, o foco desta pesquisa foi a análise da Resolução nº 1.522/2020 – GS/SEED direcionada à Educação Básica do referido estado. Identificamos as diferenças entre Ensino Remoto e Educação a Distância e relatamos o Ambiente Virtual de Aprendizagem escolhido pela SEED para a oferta das aulas on-line. Percebemos o potencial do Ensino Remoto para suprir temporariamente a falta do ensino presencial, contudo verificamos que há vários detalhes a serem reavaliados e organizados para que sua aplicação seja efetiva, dentre eles a necessidade do conhecimento dos recursos propostos para uso, por parte dos docentes para que o planejamento e a realização da gestão de classe e de conteúdo ocorra de forma eficaz. Como resultados percebemos a necessidade de maiores estudos acerca do tema, relativamente novo e ainda com poucas fontes de pesquisa, para que o Ensino Remoto, mesmo com características emergenciais, possa suprir as necessidades básicas da Educação.

Author Biographies

Carla Aparecida Nunes de Souza, UENP

Professora da rede estadual de ensino do Paraná nas disciplinas de Português e Inglês e atualmente mestranda do Programa de pós-graduação em ensino - PPGEN ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Juliana Ayub Veltrini Spadacini, UEL

Possui graduação em LETRAS INGLÊS pela FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE JACAREZINHO (2002). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado do Paraná, desde 2005. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna. Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Letras Estrangeira Moderna - MEPLEM - UEL

Larissa Fonseca Figueira, Universidade de Lisboa

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2012), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Ourinhos (2013) e graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (2014). Especialista em Educação a Distância pelo Senac, Direito Processual Civil pela UNINTER e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faveni. Atua como professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pertencente ao Quadro Próprio do Magistério da Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, presta serviços, atualmente, no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho na função de Coordenadora da Equipe de Ensino. Atua, também, como advogada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.Tem interesse de investigação na área de ensino de línguas em escolas públicas, com ênfase no uso de novas tecnologias. Mestranda em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa.

Neri de Souza Santana, UENP

Formada em Letras Português-inglês e Pedagogia. Pós graduada em Ensino de Filosofia e Sociologia e Ensino de Língua Inglesa. Mestra em Ensino com pesquisa em Mobile-learning, tecnologias digitais e Ensino. Professora substituta no curso de Letras na Universidade Estadual do Norte do Paraná com disciplinas de Língua Inglesa, coordenadora pedagógica EaD UENP UAB e coordenadora pedagógica do Centro Internacional de Idiomas da UENP.

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Published

2021-09-07

How to Cite

SOUZA, C. A. N. de .; SPADACINI, J. A. V. .; FIGUEIRA, L. F. .; SANTANA, N. de S. . ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO ESTADO DO PARANÁ. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/858. Acesso em: 30 sep. 2024.