PRODUZINDO UM PODCAST SOBRE A OBRA O VELHO E O MAR

LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DO ROMANCE DE ERNEST HEMINGWAY E DA GRAPHIC NOVEL DE THIERRY MURAT

Authors

  • Priscila Sandra Ramos de Lima UFC
  • Laila Rayssa de Oliveira Costa UFC
  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade UFC

Keywords:

leitura, letramento literário, O Velho e o Mar, adaptação, podcast

Abstract

Em vista dos desafios no ensino de literatura no contexto da educação brasileira, este artigo tem como objetivo criar uma sequência de atividades voltadas à produção de um podcast com vistas a possibilitar o letramento literário com um público do ensino médio a partir da leitura do romance O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, e da graphic novel de mesmo nome, de Thierry Murat. A escolha das obras se deu por ambas fazerem parte do catálogo de livros do PNBE Literário, programa que seleciona e fornece acervos de obras literárias, de pesquisa e de referência, para todas as escolas públicas da educação básica do nosso país, e também por a BNCC (2018) valorizar tanto o texto literário como as suas adaptações. Propomos uma sequência de atividades básicas a partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2010), Hutcheon (2013), Cosson (2018), entre outros autores.

Author Biographies

Priscila Sandra Ramos de Lima, UFC

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2019. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2018. Graduada em Letras/Inglês Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2014. Professora Efetiva de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Laila Rayssa de Oliveira Costa, UFC

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2015) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é professora da rede particular de Fortaleza. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada , atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas contemporâneas, rizoma, João Gilberto Noll, autoria, redações de vestibulars .

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, UFC

Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará, estudante de especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza da área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, à leitura e seu ensino, bem como ao ensino de produção textual, oralidade e análise linguística/semiótica, à formação de professores de língua materna e estrangeira, aos estudos do letramento.

References

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010. BACH, A. M.; STEYER, F. A. Podcasts: promoção do conteúdo literário no espaço cibercultural. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2013. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_port_artigo_arnoldo_monteiro_bach.pdf. Acesso em: 18 mai 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 jul. 2019.

CAMPOS, M. de F. H.; LOMBOGLIA, R. HQ: Uma manifestação de arte. In: LUYTEN, Sonia M. (org.). Histórias em quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.

CARVALHO, A. A. A. Podcast no ensino: contributos para uma taxonomia. Ozarfaxinars. N. 8, Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos (CFAE Matosinhos), Universidade do Minho, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9432/1/Carvalho-2009_Maio.pdf. Acesso em: 19 mai 2020.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. - 2.ed. - São Paulo: Contexto, 2018. FÁVERO, L. L. et al. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2007. HEMINGWAY, E. O Velho e o Mar. Tradução de Fernando de Castro Ferro. 80. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Trad. André Cechinel. Florianópolis: EdUFSC, 2013. JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 19 mai 2020. MEDEIROS, F. S. A narrativa emoldurada: Heart of Darkness em graphic novel. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. 91f. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4068. Acesso em: 27 mar. 2020.

MURAT, T. O velho e o mar. Ernest Hemingway; adaptação e ilustração Thierry Murat. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, Dec. 2002 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2020.

Published

2021-09-07

How to Cite

LIMA, P. S. R. de .; COSTA, L. R. de O. .; ANDRADE, F. R. da S. . PRODUZINDO UM PODCAST SOBRE A OBRA O VELHO E O MAR: LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DO ROMANCE DE ERNEST HEMINGWAY E DA GRAPHIC NOVEL DE THIERRY MURAT. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/856. Acesso em: 30 sep. 2024.