COVID-19 E O DIREITO À EDUCAÇÃO

ALARGAMENTO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL

Authors

  • Bianca Medeiros Vargas Cerqueira UNIG
  • Clayton Medeiros Bastos Silva UNIG
  • Kamila Aparecida Iwanami UNIG
  • Thiago Assed Tinoco de Bragança UNIG

Keywords:

direito, educação, desigualdade, covid-19, pandemia

Abstract

O presente estudo visa analisar, mediante a ótica jurídica e histórica, o direito ao exercício à educação, presente na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, e a desigualdade educacional existente no Brasil, que passou a ser amplificada em razão da pandemia, do Covid-19, além do intermédio do contexto histórico ao qual o país está inserido. O trabalho exibe a relação entre a pandemia, causada pelo Covid-19, e a desigualdade educacional estrutural vigente no país. Mediante a explanação, o texto se compõe no exercício e efetivação ao direito à educação como um dever do Estado, presente no texto constitucional e como esse dever é frágil, abarrocando na desigualdade estrutural e social vigente no país. O trabalho se justifica mediante a inserção no âmbito dos estudos voltados para a relação entre Direito e Educação. Através de uma análise qualitativa da literatura especializada e exploratória relacionada à desigualdade educacional, em doutrinas, artigos científicos de ciências políticas, ciências sociais e ciências jurídicas, pode-se entender como o direito ao exercício da educação não é cumprido com qualidade pelo Estado, aumentando a desigualdade social, com ênfase na pandemia do Covid-19.

Author Biographies

Bianca Medeiros Vargas Cerqueira, UNIG

Graduanda em Direito pela Universidade Nova Iguaçu - Campus V/Itaperuna-RJ .
Pós-graduanda em Direito Previdenciário pela Faculdade Legale Educacional-SP.

Clayton Medeiros Bastos Silva, UNIG

Bacharel em Direito pela Universidade Nova Iguaçu - CAMPUS V - Itaperuna-RJ. Pós-graduando em Direito Previdenciário - Faculdade Legale Educacional-SP. 

Kamila Aparecida Iwanami, UNIG

Doutoranda em Ciências Jurídicas pela UNLP (Argentina). Mestre em Ensino pela UFF. Especialista em Direito do Trabalho, Direito Médico e Docência do Ensino Superior. Professora universitária no curso de Direito na UNIG. Advogada

Thiago Assed Tinoco de Bragança, UNIG

Advogado por êxito no XXVIII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Bacharel em Direito e atualmente Pesquisador Voluntário pela Universidade Nova Iguaçu - Campus V - Itaperuna-RJ. Pós Graduando em Direito Previdenciário e em Direito Público pela Faculdade Legale Educacional (SP). Experiência interdisciplinar, com facilidade de adaptação a quaisquer temas e assuntos, com ênfase especial nos ramos de estudo referentes aos Avanços Tecnológicos e Tecnologias, a Medicina, aos Direitos Médicos, Administrativos e Constitucionais, o Biodireito e a Ética.

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Published

2021-09-07

How to Cite

CERQUEIRA, B. M. V. .; BASTOS SILVA, C. M. .; IWANAMI, K. A. .; BRAGANÇA, T. A. T. de . COVID-19 E O DIREITO À EDUCAÇÃO: ALARGAMENTO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/855. Acesso em: 30 sep. 2024.