DE AUTOR A SCRIPTOR

UM OLHAR PARA O SUJEITO NA LITERATURA BRASILEIRA

Authors

  • Luiz Gustavo Nunes da Silva UFVJM
  • Carlos Henrique Silva de Castro UFVJM

Keywords:

literatura brasileira, autor, scriptor

Abstract

O presente artigo tem como objetivo primeiro abordar o papel do sujeito que entra em contato com a literatura, tanto o autor quanto o leitor, bem como as trocas entre realidade e ficção, em um meio dito paratópico. Em um segundo momento, o texto busca entender a função desse sujeito no fazer literário e ainda mais, seu papel no combate ao preconceito e na busca por um diálogo entre excluídos e excludentes. Para tanto, apresentamos suscintamente as questões teóricas de interesse, centrando-se principalmente nas ideias de Antonio Candido. Apoiamo-nos, ainda, no conceito de scriptor, usado por Roland Barthes em A Morte do Autor (1968) para definir o sujeito que dá sentido à obra literária e põe fim a um papel exclusivo do escritor. Por fim, buscando compreender melhor esse sujeito, no sentido de como se dá sua construção, há de se perfazer um trajeto expositivo por alguns momentos históricos da literatura brasileira para, então, apresentarmos um levantamento de questões de pesquisa de relevância, sobretudo a partir de um viés social.

Author Biographies

Luiz Gustavo Nunes da Silva, UFVJM

Graduado em Humanidades e Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Campus de Diamantina/MG. Atualmente possui vínculo com a instituição por fazer parte do Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas. Atuou no local referido por curto tempo como professor substituto do curso de Letras (Português-Espanhol), ministrando as disciplinas de Literatura Estrangeira, Estágios II e III. Durante o percurso da graduação participou do PIBID de Línguas Estrangeiras, do qual já foi bolsista ID de extensão por quatro anos e supervisor por dois anos. Lecionou espanhol na rede pública de ensino, na cidade de Diamantina, na Escola Estadual Professora Isabel Motta, para os alunos do Ensino Médio. Atualmente é educador no Centro Educacional Nádia Santos Rocha, ministrando as disciplinas de Artes, Literatura e Português para os alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Também atua na cidade de Capelinha, no Colégio Vencer, ocupando o cargo de professor de redação para os alunos do Fundamental II e ministrando literatura para o Pré-Vestibular. Possui experiência como professor de Artes no Sistema Prisional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também possui experiência como professor de idiomas em centros privados e comunitários de ensino de línguas estrangeiras.

Carlos Henrique Silva de Castro, UFVJM

Doutor em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2007-2008) e em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2008-2009). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2005). Atua na graduação e na pós-graduação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) desde 2016. É pós-doutor pela UFMG com investigação sobre culturas de letramentos digitais no campo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

References

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Em cena o obsceno: O homoerotismo em dois contos brasileiros do século XX. In: SINAIS - Revista Eletrônica. Ciências Sociais. Vitória: CCHN, UFES, Edição n.08, v.1, Dezembro. 2010. pp. 79-102.

CHARAUDEAU, Patrik. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. Em: MARI, Hugo et all. (Orgs). Análise do Discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte, NAD/FALE/UFMG, 2001.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade. v. 1. Rio de Janeiro: Graal. 11ª ed. 1993.

HELD, Jaqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. v.7 Trad. Carlos Rizz. São Paulo: Sumus Editorial, 1980.

MAINGUENEAU, Dominique. Termos-Chave da Análise do Discurso. Tradução de Márcio Venício Barbosa e Maria Emília Amarante Torres Lima. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

OLIVEIRA, Desirê Adrienne. ALUNO-AUTOR: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério. ProfLetras – Faculdade Letras. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: UFMG, 2018.

Published

2021-09-07

How to Cite

SILVA, L. G. N. da .; CASTRO, C. H. S. de . DE AUTOR A SCRIPTOR: UM OLHAR PARA O SUJEITO NA LITERATURA BRASILEIRA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/849. Acesso em: 30 sep. 2024.