A LIBERDADE COMO PAGAMENTO

MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO PRISIONAL

Authors

  • Pedro Borges Pimenta Júnior IFNMG

Keywords:

mediação da leitura, leitura literária, tecnologia, remição

Abstract

O presente artigo é fruto de pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do projeto de extensão Remição pela leitura, desenvolvido por professores e estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG com recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado / APAC – Januária, entre 2019 e 2020. Assim, com base na observação das oficinas de leitura e escrita realizadas e à luz dos estudos de Cosson (2015), Britto (2009), Lajolo e Zilberman (2009), Rouxel (2009) e outros, concluiu-se que a adequada mediação da leitura literária em contextos de privação de liberdade é imprescindível e precisa colaborar para a construção de um espaço de liberdade, em que o leitor se identifique com a obra, alterando-a e, em contrapartida, sendo modificado por ela. Sem isso, portanto, a leitura pode tornar-se mais uma prisão.

Author Biography

Pedro Borges Pimenta Júnior, IFNMG

Graduado em Letras, especialista em Educação Profissional, Mestre em Letras/Estudos Literários. Professor de Língua Portuguesa no IFNMG - Campus Januária.

References

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Outras obras consultadas:

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Published

2021-09-07

How to Cite

PIMENTA JÚNIOR, P. B. . A LIBERDADE COMO PAGAMENTO: MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO PRISIONAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/838. Acesso em: 30 sep. 2024.