O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL ARGUMENTATIVO PARA A SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Alisson Michel Silva Valença UFPE
  • Nathália Patrícia Teófilo Bezerra de Melo UFPE

Keywords:

argumentação, aprendizagem, jogos digitais, Luka

Abstract

O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada através do desenvolvimento do jogo argumentativo Luka. Assim, esse texto é respaldado em acepções contemporâneas acerca da argumentação, que a concebem como sendo uma atividade de propriedades dialógico-semióticas cuja presença é verificada por determinados elementos constitutivos, componentes na práxis argumentativa, a saber: argumento, contra argumento, resposta ao contra-argumento (LEITÃO, 2007). Por essa via, o atual trabalho demarca os atributos dessa dinâmica através do arranjo funcional de um jogo digital, o Luka, que tem como objetivo, justamente, propiciar o desenvolvimento de habilidades argumentativas em alunos do ensino fundamental. Nesse sentido, tecerei considerações acerca das etapas de desenvolvimento do jogo e das razões que basearam a busca por relacionar um game à promoção de habilidades argumentativas no âmbito escolar.

Author Biographies

Alisson Michel Silva Valença, UFPE

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e Doutorando em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Bolsista CNPq. Designer Educacional na Joy Street.

Nathália Patrícia Teófilo Bezerra de Melo, UFPE

Graduanda em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

References

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images /BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site7.pdf>. Acesso em: 20 de jun. de 2020.

DE CHIARO, S.; AQUINO, K. A. S. Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. Educação & Pesquisa, v. 43, n. 2, p. 411-426, 2017.

LEE, J. J.; HAMMER, J. Gamification in Education: What , How , Why Bother?. Academic Exchange Quarterly. v. 15, p. 1–5, 2011.

LEITÃO, S., Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco. ProPosições, v. 18, n. 3, p. 75-92, 2007.

LEITÃO, S. The potential of argument in knowledge building. Human Development, v.43, n. 1, p. 332–360, 2000.

LIMA, A. J. A. O lúdico em clássicos da filosofia: uma análise em Platão, Aristóteles e Rousseau, Anais do II Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Campina Grande, PB, Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA

_ID6556_16082015154402.pdf> Acesso em: 20 de jun. de 2020.

VALENÇA, A. M. S, Argumentação, jogos e construção do conhecimento: uma revisão. Revista Currículo e Docência, v.2, n.1, p. 6-24, 2020.

Published

2021-09-07

How to Cite

VALENÇA, A. M. S. .; MELO, N. P. T. B. de . O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL ARGUMENTATIVO PARA A SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/815. Acesso em: 30 sep. 2024.