EXPERIÊNCIAS QUE EMERGEM DAS NAVEGAÇÕES

ANÁLISE DE UM RELATO DE APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL

Authors

  • Jaqueline Silva Miranda UFMG

Keywords:

experiências, pesquisa narrativa, tecnologia digital

Abstract

Este artigo, inserido no escopo dos estudos de Pesquisa Narrativa em Linguística Aplicada, visa analisar um relato de aprendizagem de tecnologia digital a partir do framework de experiências de Miccoli (2010). De natureza qualitativa e de cunho interpretativista, os pontos de foco de análise foram as experiências diretas - cognitivas, sociais e afetivas - e indiretas - contextuais, pessoais, conceptuais e futuras. A fim de gerar compreensão sobre as vivências do processo de aprendizagem, esse artigo propõe explicitar a forma como a investigação narrativa pode gerar reflexões importantes para os sujeitos envolvidos com o intuito de ressignificar as experiências vividas nesse processo.

Author Biography

Jaqueline Silva Miranda, UFMG

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN / FALE - UFMG) [Orientanda da Profa. Dra. Bárbara Orfanó (UFMG)], com ênfase em educação, ensino de língua inglesa para crianças e adolescentes e letramento crítico. É também especialista em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEI - UFMG (2016), licenciada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Viçosa- MG (2011). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, no ensino da língua inglesa. Atualmente é professora de língua inglesa do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais.

References

BARCELOS, A. M. F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. In: Linguagem& Ensino,v.9,n.2,p.145-175, 2006.

BARCELOS, A.M.F. On the Relationship Between Identities, Beliefs, and Emotions of Language Learners, Teachers and Researchers. In: Learner Development Journal, v.1, 2019.

BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge, 2014. FERREIRA, D. E. D. Experiências de aprendizagem no contexto on-line: narrativas de estudantes do Projeto Ingrede. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. LIMA, H. H.; LIMA, C. V. A. Experiências de aprendizagem de português língua adicional no contexto universitário. Revista X, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 75-88, 2017. MICCOLI, L. Ensino e Aprendizagem de Inglês: Experiências, Desafios e Possibilidades. Belo Horizonte: Pontes, 2010. PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. Parábola. 2019.

Published

2021-09-07

How to Cite

MIRANDA, J. S. . EXPERIÊNCIAS QUE EMERGEM DAS NAVEGAÇÕES: ANÁLISE DE UM RELATO DE APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/811. Acesso em: 30 sep. 2024.