UM DISCURSO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA E ÉTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Authors

  • Igor Câmara de Araújo UNILASALLE

Keywords:

autonomia, aprendizagem, docente, ensino, ética

Abstract

Este artigo tem como um dos seus objetivos evidenciar a importância da autonomia e da ética docente no contexto da prática do ensino-aprendizagem. Aponta, que precisamos de profissionais intelectualmente preparados, com autonomia em seu ambiente de trabalho, integridade, bom senso, acompanhado de ética, para assim, promover um despertar do ensino no coração e mente de cada aluno. Nesta direção, a autonomia e a ética no ambiente de aprendizagem, são instrumentos da educação que visam o aperfeiçoamento intelectual e do ensino, bem como do relacionamento do docente com o aluno em sala de aula, com práticas educativas e saberes. Destaca a importância da profissão docente, que é um papel fundamental na conjectura social, trazendo uma perspectiva do que é um bom professor, frente a sua profissão e no seu ambiente de aprendizado. Defende que a valorização da dimensão da ética da formação docente, tem um vínculo com a autonomia, essa dicotomia pode ser usada como um pressuposto para identificar um bom professor e contribui para o ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como base a pesquisa bibliográfica, e um estudo exploratório descritivo, que aborda a questão da autonomia e da ética do professor frente aos desafios no seu ambiente (sala de aula), bem como, dá a devida importância a esses dois instrumentos que ao nosso viso tem o seu valor para o desenvolvimento do ensinoaprendizagem. Assim sendo, o estudo tem como motivação central o interesse em pesquisar e refletir acerca da importância da autonomia e ética docente no ambiente de ensino-aprendizagem. Pertinente ao exposto, este artigo apresenta algumas possibilidades de ensino, com algumas reflexões sobre o valor destes dois princípios e o papel do professor no seu contexto profissional. Este manuscrito não buscar a vaidade da verdade absoluta. Mas busca trazer significativas reflexões sobre a temática visando uma construção e contribuição decolonial para a ciência da educação.

Author Biography

Igor Câmara de Araújo, UNILASALLE

Mestrando em Educação pela UNILASALLE- Canoas. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista -UNIP.

References

ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo. MG Editores Associados, 1990.

CASTORIADIS. C. A Instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

CONTRERAS, J. A Autonomia Dos Professores. São Paulo: Editora, Cortez, 2002.

FERREIRA, J. C. F. Reflexões sobre ser professor: a construção de um professor intelectual. 1996 - Disponível em: www.bocc.ubi.pt. Acessado em: 15 mar. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro and AZEVEDO, Tânia Cristina Arantes Macedo de. Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.117-130. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120309.

NÓVOA, António. Professores Imagens do futuro presente. EDUCA. Lisboa. 2009.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

RODRIGUES, Neidson. Da mistificação da escola à escola necessária. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

TARDIF, M. Saberes Docentes E Formação Profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

ZABALA, A. A Prática Educativa Como Ensinar. Porto Alegre: Editora, Artmed, 1998.

Published

2021-09-07

How to Cite

ARAÚJO, I. C. de. UM DISCURSO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA E ÉTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/807. Acesso em: 30 sep. 2024.