PANDECAST

O PODCAST DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA

Authors

  • Ricardo Tavares Martins IFSP

Keywords:

pandemia, ensino, remoto, emergencial, podcast

Abstract

Toda proposta de ensino-aprendizagem é, em sua essência, desafiadora; contudo a proposta de ensino-aprendizagem mediada por tecnologia é ainda mais desafiadora pela novidade do campo, pelos materiais empregados e pelas práticas escolhidas e aplicadas. Somada a isso, temos a problemática deste podcast: a atual situação de ensino-aprendizagem remoto emergencial impulsionada pela pandemia. Situação que encontrou muitos agentes (professores e alunos) despreparados que tiveram que buscar formas de atuar nesses novos ambientes. Apesar de o ensino-aprendizagem por meios tecnológicos já vir acontecendo com regularidade nos últimos anos ainda não havíamos experienciado um uso tão frequente e vasto de plataformas digitais para mediação das relações sociais de trabalho, pesquisa, ensino, etc. A pandemia causada pela COVID-19 obrigou muitos a aderirem a este novo universo estando preparados ou não. Então, diante da necessidade do isolamento social como prevenção ao novo coronavírus, as práticas de ensino-aprendizagem deixaram de ser presenciais ou híbridas e passaram a acontecer de forma totalmente online. Toda esta situação envolve diversas peculiaridades: agentes (professor/aluno) e seus papeis; os materiais didático-pedagógicos, bem como seus usos e aplicações; o meio digital utilizado (os ambientes virtuais de aprendizagem conhecidos como AVA); e o planejamento do ensino (remoto) que envolve preparação, execução e avaliação. Levando tudo isto em conta juntamente com a nossa experiência de lecionar remotamente no nível médio da educação básica objetivamos, neste podcast, de maneira não exaustiva discutir qualitativamente através da nossa experiência até agora com o ensino remoto emergencial as relações e os papeis assumidos pelos principais atores sociais afetados por esse tipo de ensino, i. e., professores e alunos, bem como a importância e o papel dos materiais didático-pedagógicos e o lugar virtual onde são aplicados e onde acontecem as relações de ensino-aprendizagem e de interação entre sujeitos e materiais; e por fim discutir o planejamento do ensino e suas nuances que vão desde o planejamento, passando pela execução e culminando na avaliação. Para atingir nosso objetivo dividimos este podcast nas seguintes partes: iniciando pela introdução, discutindo e analisando qualitativamente os atores sociais envolvidos no ensino remoto emergencial (aluno e professor), os materiais didático-pedagógicos, as plataformas digitais de ensino - os AVA -, e planejamento, execução e avaliação no ensino remoto emergencial, encerrando com as considerações finais.

 

Author Biography

Ricardo Tavares Martins, IFSP

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012), Especialização em Ensino da Língua Inglesa - URCA (2015) e é Mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor da rede federal de ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE).

Published

2021-09-07

How to Cite

MARTINS, R. T. . PANDECAST: O PODCAST DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/801. Acesso em: 30 sep. 2024.