PLUG IN: DESENVOLVENDO HABILIDADES ORAIS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM INSTITUTO FEDERAL DURANTE A PANDEMIA

Authors

  • Marina Morena dos Santos e Silva CEFET-MG

Keywords:

aprendizagem de inglês, habilidades orais, tecnologias digitais.

Abstract

O desenvolvimento das habilidades orais em língua estrangeira, embora proposto pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006) e incluído nos materiais didáticos dessa disciplina, é, muitas vezes, um desafio para docentes e discentes. Dentre as habilidades mais desejadas está certamente a produção oral, pois a fala é uma ferramenta essencial para a comunicação. Pensando nisso, o projeto de ensino que apresento teve como objetivo principal propiciar o desenvolvimento das habilidades orais em língua inglesa, por meio do computador e/ou de dispositivos móveis e suas tecnologias, durante o período de afastamento social por causa da COVID-19. Para isso, 187 alunos e alunas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMG Campus Avançado Ipatinga foram convidados/as a participar desse projeto e inseridos/as em uma turma no Google Classroom, na qual era possível realizar atividades de produção e/ou compreensão oral ao longo de todo o primeiro semestre de 2020. O intuito era não apenas manter e fortalecer o vínculo dos alunos e alunas com o Instituto, mas também manter os/as estudantes em contato com o idioma e assegurar o desenvolvimento de práticas orais. As tarefas eram baseadas em gêneros orais e funções básicas de comunicação, tais como: apresentar-se, descrever pessoas ou lugares; expressar sentimentos e/ou opiniões; falar sobre gostos e preferências; dar instruções etc., e eram utilizadas ferramentas digitais que permitiam a gravação de áudio e/ou vídeo ou a compreensão de textos orais em língua inglesa. Os/as estudantes participantes contavam ainda com um roteiro de produção, material de apoio e feedbacks individuais. Os resultados mostram que as atividades desenvolvidas contribuíram para que o grupo participante pudesse aprender no seu próprio ritmo; identificar suas próprias dificuldades; planejar e praticar a oralidade e o idioma em diversos lugares; aumentar o engajamento com a disciplina e com a sua professora; e promover sua própria autonomia.

 

Author Biography

Marina Morena dos Santos e Silva, CEFET-MG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Possui mestrado em Estudos Linguísticos (2013) e licenciatura em Inglês (2008) e em Português (2010) pela mesma instituição. É professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ipatinga, onde atua no ensino superior e na educação profissional técnica de nível médio. Tem experiência, principalmente, com o ensino de Língua Inglesa, presencial e em ambientes virtuais de aprendizagem. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, metáforas sobre ensino e aprendizagem de línguas, pesquisa narrativa, multimodalidade e educação a distância.

Published

2021-09-07

How to Cite

SILVA, M. M. dos S. e . PLUG IN: DESENVOLVENDO HABILIDADES ORAIS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM INSTITUTO FEDERAL DURANTE A PANDEMIA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/792. Acesso em: 30 sep. 2024.