O DIREITO À DIFERENÇA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Authors

  • Gasperim Ramalho de Souza UFLA

Keywords:

diferença, estilos de aprendizagem, inteligências múltiplas, educação inclusiva

Abstract

Esta conferência tem como objetivo apresentar uma revisita aos conceitos de Estilos de Aprendizagem e Inteligências Múltiplas, enquanto concepções e estratégias para a promoção de uma educação inclusiva (MITTLER, 2003, MANTOAN, 2015). Os estilos de aprendizagem representam as diversas possibilidades de construção do conhecimento por meio da exploração dos estilos visual, leitura e escrita, auditivo e sinestésico (FLEMING, 2000). Esses estilos devem ser compreendidos não para uma categorização reducionista ou para uma visão engessada da forma como as pessoas aprendem, mas como um pontapé inicial para se pensar a diversidade das pessoas e a forma como ela experienciam o mundo ao seu redor. Concernente às Inteligências Múltiplas, o conceito de Inteligência, segundo Gardner (1983) não pode ser dissociado da habilidade de se resolver problemas para a interação no mundo real. As pessoas resolvem muitos problemas de formas diferentes utilizando múltiplos recursos cognitivos e sociais que representam suas múltiplas inteligências. As teorias supracitadas coadunam com a educação inclusiva no sentido de reforçar o direito à diferença (MANTOAN, 2009). Nossas diferenças também se manifestam em nossos diferentes estilos de aprendizagem e Inteligências Múltiplas1. Especialmente no caso de pessoas em situação de deficiência, as quais também são público-alvo da educação inclusiva, é preciso que elas sejam reconhecidas por sua potencialidade e não pelas limitações que vem das barreiras criadas para sua aprendizagem (SOUZA, 2020, no prelo). Em outras palavras, o reconhecimento dos estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas podem oferecer um panorama de possibilidades para o ensino e aprendizagem das pessoas em situação de deficiência de forma que sua diferença não as estigmatize, mas propicie uma variedade de recursos para a construção do conhecimento.

 

Author Biography

Gasperim Ramalho de Souza , UFLA

Doutorando em Estudos da Linguagem pelo Centro Federal e Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG), Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG (POSLIN /FALE), Especialista em Ensino de Língua Inglesa (UFMG), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UNINTER), graduado em Letras, habilitação em Inglês pela Faculdade de Letras (FALE) da UFMG. Atualmente, é professor do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), do Grupo de Estudos Amefricanos Zacimba Gaba (GEAZ) e membro do Conselho Editorial da Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) originária do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL),do qual também participa.Além disso, atuou como Coordenador Pedagógico do Programa Inglês Sem Fronteiras (ISF) no Núcleo de Ensino de Idiomas (DRI/ NUCLi) da UFLA e no ensino de inglês em escolas públicas por mais de 10 anos. Seus principais interesses de pesquisa são: estilos de aprendizagem, inteligências múltiplas, complexidade, inclusão, letramentos críticos, políticas linguísticas, ensino e aprendizagem de inglês e formação de professores para a escola pública.

Published

2021-09-07

How to Cite

RAMALHO DE SOUZA , G. . O DIREITO À DIFERENÇA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/788. Acesso em: 30 sep. 2024.