PLATAFORMA ADAPTATIVA KHAN ACADEMY

ANÁLISE DE ESTUDO DE CASO

Authors

Keywords:

aprendizagem significativa, plataformas adaptativas, Khan Academy, necessidades individuais, estudo de caso

Abstract

Capacitar alunos e desenvolver neles as competências necessárias para o século XXI não é uma tarefa fácil e requer um grau de atenção e dinamismo por parte da instituição e dos professores, mas também exige que os alunos tornem-se os protagonistas desse processo, de modo a resultar numa aprendizagem significativa e aplicável em seu cotidiano. Este artigo visa apresentar o que são as plataformas adaptativas e como elas contribuem quanto ao acompanhamento da trilha de conhecimento dos discentes e, auxiliam instituições, professores e alunos no desenvolvimento de atividades personalizadas, que promovam monitoramento e facilitam acompanhar. Além disso, busca identificar os caminhos percorridos e dificuldades encontradas, possibilitando o devido ajuste às necessidades individuais. Cita-se a Khan Academy, plataforma adaptativa gratuita, que possibilita integração entre aluno e professor, monitoramento das atividades desenvolvidas e desempenho individuais, autonomia e autogestão. A pesquisa propôs o entendimento e a detecção dos benefícios ofertados pelas plataformas, bem como os impactos positivos que elas causam, por meio da análise de um estudo de caso já aplicado e publicado. Conclui-se que as plataformas adaptativas repercutem num engajamento por parte do discente e auxiliam no desenvolvimento de competências, tais como autonomia, autogestão de tempo e sentimento de pertencimento ao processo de aprendizagem.

Author Biography

Andressa Agnes de Assis Silva, Must University

Graduada em Psicologia – Universidade Braz Cubas (UBC), Especialista em Educação e Cultura: Temas Transversais – Universidade Cândido Mendes (UCAM – PROMINAS). Servidora Pública – IFSP. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – MUST University

References

COSTA, I. C. M. A utilização de plataformas adaptativas em educação e suas contribuições para o desenvolvimento de competências do século XXI. São Paulo, 2015. [Online]. Disponível em: http://paineira.usp.br/lassu/wp-content/uploads/2016/09/Monografia-MBA-LASSU-Isabel-Costa-_final.pdf. Acesso em 14 ago 2021.

DOMINGOS, P. O algoritmo mestre: como a busca pelo algoritmo de machine learning definitivo recriará nosso mundo. São Paulo: Novatec, 2017. [Online]. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=oroEDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=machine+learning.&ots=zPAozI4HnL&sig=KkigIdd3-zTgkmV0ujVquIz7-NM#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 15 ago 2021.

HAZT, C.A; PINHO, L; PAZ, D. P.P. Adaptative Learning: a personalização para a construção do conhecimento. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR – Campus Palmas), 2018. [Online]. Disponível em: https://palmas.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/Anais-VIII-Contextos-e-Conceitos-2018.pdf#page=103. Acesso em: 15 ago 2021.

HOFF, T. O futuro já chegou Inteligência artificial traz novas perspectivas para a educação. [Online]. In: Revista: Enfoque, Notre Dame. ed. 28. Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://ensemar.nd.org.br/downloads/revista-enfoque-notre-dame-28.pdf. Acesso em: 14 ago 2021.

JUNQUEIRA, E. S. Tutores em EaD: teorias e práticas. Fortaleza: Dummar, 2018. [Online]. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Tutores_em_EAD/IZR2DwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=papel+do+tutor+na+educa%C3%A7%C3%A3o+a+dist%C3%A2ncia&printsec=frontcover. Acesso em: 15 jul 2021.

KHAN, S. Um mundo, uma escola: a educação reinventada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012. [Online]. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Um_mundo_uma_escola/rbDaxqxuGh0C?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=%22educa%C3%A7%C3%A3o%22+AND+%22Khan+Academy%22&printsec=frontcover. Acesso em: 16 ago 2021.

MENEGAIS, D. A. F. N; FAGUNDES, L. C; SAUER, L. Z. A análise do impacto da integração da plataforma Khan Academy na prática docente de professores de matemática. Rio Grande do Sul, 2015 [Online]. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/57666/34625. Acesso em: 14 ago 2021.

MORAN, J. Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. [Online]. Curitiba, 2017. Disponível em: https://www2.unicentro.br/proen/files/2018/08/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em 21 ago 2021.

PORTAL NACIONAL MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E DESPORTO. E.M.E.F. Luiz Augusto de Assumpção. Pelotas, n. d. [Online]. Disponível em: http://site.pelotas.com.br/educacao/portal/escolas/escola.php?id_escola=18662. Acesso em: 23 ago 2021.

REIS, V. L. G; SILVEIRA, D; YAMASAKI, A. Aprendendo matemática através de plataforma educacional adaptativa. Pelotas, 2018. [Online]. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/300.pdf. Acesso em: 14 ago 2021.

SUNAGA, A.; CARVALHO, C. S. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

TAVARES, L. A; MEIRA, M. C; AMARAL, S. F. Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal od Development. V6. Curitiba, 2020. [Online]. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13539. Acesso em: 15 ago 2021.

Published

2021-11-24

How to Cite

DE ASSIS SILVA, A. A. PLATAFORMA ADAPTATIVA KHAN ACADEMY: ANÁLISE DE ESTUDO DE CASO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/780. Acesso em: 30 sep. 2024.