LIBERDADE ABSOLUTA É FALTA DE LIBERDADE

PRÁTICAS DO TEXTO LIVRE EM PROL DA CIÊNCIA CIDADÃ

Authors

  • Ana Cristina Fricke Matte UFMG

Keywords:

liberdade, cultura livre, educação aberta, ciência cidadã, internet

Abstract

Liberdade sempre foi uma palavra ambígua, mote de poemas e revoluções com uma habilidade incrível para “mudar de lado”. A história recente do Brasil traz inúmeros exemplos disso: liberdade de expressão tem sido usada como argumento tanto para proteger direitos quanto para ignorá-los nas redes sociais. Mudaram os direitos? Não, mas entre a opressão e o caos existe uma enorme faixa de trânsito para o que significa ser livre. O Grupo Texto Livre, nascido em 2006, buscou na cultura imanente do Software Livre a  definição de liberdade: liberdade “para”: para usar, para reproduzir, para conhecer, para modificar, para respeitar… Para respeitar? E desde quando respeitar é um direito e não um dever? Desde sempre: todo direito pressupõe um dever, pois trata-se sempre de relações entre pessoas. Ao levar essa ideia para a sala de aula, o Texto Livre criou a metodologogia do risco, uma forma de dar aula na qual se criam comunidades em que essas liberdades definidas pela Cultura Livre nos tiram do lugar conhecido e confortável de ser professor e aluno para nos colocar no palco da internet, em um evento oficial da UFMG no qual todos estamos sempre aprendendo os papéis de acadêmicos em diferentes aspectos. A ciência cidadã é o mote para uma educação aberta de qualidade. O oposto disso é a liberdade sem sufixo, onde ter liberdade significa tirá-la de alguém.

Author Biography

Ana Cristina Fricke Matte , UFMG

Colaboração, compartilhamento, liberdade e respeito: estes são os princípios fundadores do Software Livre e que estão na alma do Texto Livre, um grupo de professores para todos aqueles que querem conhecer e compartilhar conhecimento por um mundo melhor e livre. Ana Cristina Fricke Matte é fundadora do grupo, que, desde 2006, vem mantendo eventos, pesquisas científicas, um periódico científico, além de cursos e desenvolvimento de softwares livres para pesquisa e eventos. Professora titular da UFMG, coordenando o laboratório SEMIOTEC e o Grupo de Pesquisa Texto Livre. Foi bolsista em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora e é pesquisadora do CNPq em Semiótica e Tecnologia, com diversas publicações na área. Membro da Associação de Software Livre.org. Página institucional: http://acris.pro.br

Published

2021-11-24

How to Cite

FRICKE MATTE , A. C. LIBERDADE ABSOLUTA É FALTA DE LIBERDADE: PRÁTICAS DO TEXTO LIVRE EM PROL DA CIÊNCIA CIDADÃ. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/748. Acesso em: 30 sep. 2024.