EDUCADORES DIGITAIS

uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores

Authors

Keywords:

tecnologias digitais, formação de professores, políticas públicas, projeto conectados

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar o impacto das políticas públicas de formação inicial e continuada de professores na integração das tecnologias digitais na educação. Além disso, busca avaliar o progresso em direção às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024 em relação à qualificação dos professores em nível de Pós-graduação e formação continuada. O estudo apresenta também as políticas públicas, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e suas contribuições sobre o assunto. Foram utilizados dados estatísticos referentes à qualificação dos professores da educação básica, com ênfase na comparação entre os números de 2017 e 2019, a fim de verificar o progresso em direção às metas estabelecidas pelo PNE. Analisou-se o Projeto Conectados, implantado em escolas do Estado do Paraná em 2016, com foco na avaliação da infraestrutura e na adesão das escolas a essa iniciativa. A análise do Projeto Conectados revelou que a adesão foi considerada boa por 95% das escolas participantes, mas desafios relacionados à infraestrutura e recursos financeiros foram identificados. Em um mundo cada vez mais digital, a interconexão entre educadores, tecnologia e alunos é essencial para proporcionar uma educação de qualidade e preparar as gerações futuras para os desafios da sociedade digitalizada.

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Published

2023-11-24

How to Cite

SOUTO, T. A. .; APARECIDA GOMES, S.; DOS SANTOS CORADINI, F. EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1159. Acesso em: 30 sep. 2024.