A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO

uma reflexão pedagógica

Authors

  • Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro https://orcid.org/0009-0005-9968-766X
  • Flávia Lopes Barbosa Siqueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Eliana França Crispim Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Keywords:

leitor contemporâneo, ubiquidade, tecnologias digitais, docente

Abstract

Este trabalho visa fomentar reflexões acerca do perfil cognitivo do leitor contemporâneo pertencente à Era da ubiquidade. Nesse sentindo, contando com os fundamentos teóricos de Santaella (2013), Policarpo e Santaella (2018), Lévy (1999), Franco (2016), Libâneo (1990), Demo (2008) entre outros, objetiva-se discutir os impactos dessa era sob a perspectiva pedagógica, de modo que seja possível consolidar diálogos entre a educação e as novas tecnologias. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de referenciais bibliográficos, buscou-se relacionar a leitura,
enquanto prática social, ao perfil cognitivo constituinte do leitor contemporâneo, bem como aos aspectos e características pertencentes aos conceitos de ciberespaço, cibercultura e ubiquidade, afim de que torne-se viável reanálise das práticas docentes diante do novo cenário. Sabe-se que as práticas pedagógicas atendem às demandas sociais, nesse sentido, é relevante que a discussão em relação ao novo modelo social movido pela ubiquidade ultrapasse o campo teórico e chegue, de fato, à sala de aula. Evidenciou-se, portanto, a urgência de refomulações pedagógicas que acompanhe a realidade contemporânea dos discentes no que diz respeito à leitura, aos objetivos e competências
impostos pela escola para o desenvolvimento dessa prática social, reconhecendo o caráter inovador e transformador das tecnologias digitais e suas implicações na educação e no educando.

Author Biography

Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual Darcy Ribeiro (PPGCL/UENF); Graduada em Letras- Português/Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); formada pelo Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (IMERO) no curso formação de professores, modalidade Normal Médio. 

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9968-766X

 

References

DE CARVALHO CYRINO, Lucas Antônio. A LEITURA E A EDUCAÇÃO 3.0: DEMANDAS UBÍQUAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO In Comunicações do 13. º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, (13. : 2016 : Passo Fundo, RS). IV. [Anais... do] XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.

, p. 81-92.

DEMO, Pedro. Habilidades do século XXI. Boletim Técnico do SENAC, v. 34, n. 2, p. 4-15, 2008.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2023

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educacionais e profissão docente. Cortez Editora, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

POLICARPO, Clayton; SANTAELLA, Lucia. A estética do conhecimento nas redes digitais. Dialogia, n. 28, p. 29-45, 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8455/3720. Acesso em: 02 de março de 2023.

Published

2023-11-24

How to Cite

NOGUEIRA, M. E. C. M.; SIQUEIRA, F. L. B.; CRISPIM LUQUETTI , E. F. A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica . Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1145. Acesso em: 30 sep. 2024.