JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Authors

  • Raphael Tiritan Centro Universitário Sagrado Coração
  • Vinicius Santos Andrade Centro Universitário Sagrado Coração https://orcid.org/0000-0002-0096-1886
  • Luis Filipe Grael Tinós

Keywords:

jogo sério, ensino, matemática, educação

Abstract

Com o avanço da tecnologia é comum o uso de sistemas computacionais nas mais diversas áreas, como, por exemplo, na
educação. Além disso, a tecnologia junto às metodologias ativas no ensino possibilita que atividades que acabam sendo classificadas pelos estudantes como tediosas ou, até mesmo, cansativas, por exemplo, sejam executadas de forma mais dinâmica e agradável para o estudante, como, por exemplo, a realização de operações matemáticas. Diante dessa realidade, o objetivo do trabalho foi desenvolver um jogo educacional – ou jogo sério, para dispositivos móveis – especificamente para o sistema operacional Android, com o intuito de auxiliar no ensino de conteúdos sobre as quatro operações básicas matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Para a realização de tal objetivo, foi utilizado o motor de jogos Unity para o desenvolvimento da lógica e da programação do software, com projeção e composição dos elementos em tela para jogos mobile e com mecânicas que valorizam a jogabilidade nos dispositivos móveis. Ao final da pesquisa, o jogo foi desenvolvido e constatada a possibilidade da criação do produto de cunho educacional focado na aprendizagem da matemática. Para projeções futuras, existe a possibilidade da adição de outras operações matemáticas para auxílio da aprendizagem além da matemática básica, a qual foi o foco deste projeto de pesquisa.

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Published

2023-11-24

How to Cite

TIRITAN, R.; SANTOS ANDRADE, V.; FILIPE GRAEL TINÓS, L. JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1127. Acesso em: 30 sep. 2024.