ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS
uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico
Keywords:
COVID-19, docência, tecnologias digitais, pandemiaAbstract
Os impactos gerados para diversos segmentos da sociedade e o isolamento social emergencial causado pelo vírus da COVID-19, que até o momento a única forma de conter a doença seria o isolamento, somaram-se e interromperam o processo de ensino e aprendizagem em escala global. O objetivo deste estudo é refletir sobre a formação
docente considerando condições, limites e principalmente desafios que o docente enfrentou na educação no contexto da pandemia de COVID19 no que diz respeito da preparação e formação continuada de professores para o uso das Tecnologias digitais como ferramenta inovadoras para prática educacional pedagógica. De modo geral, se faz
necessário a reflexão sobre as condições de trabalho e aprendizagens de nossos educadores, um dos impactos da pandemia foi a necessidade de repensar sobre as estruturas e funcionamento escolar. Apoiou-se numa abordagem qualitativa de natureza bibliográfica com autores renomados no assunto. Concluímos que a educação a distância sugere
a necessidade de investimentos significativos na implementação de políticas educacionais que preparem os professores para o uso das TICs, juntamente com uma formação continuada, pois esse é um aspecto fundamental para a implementação de ações na valorização docente para o crescimento e desenvolvimento humano, considerando que
docentes qualificados fazem diferença na formação identitária, visto que é um aspecto fundamental e significativo para implementação de ações de valorização docente.
References
BARROS, Fernanda Costa; VIEIRA, Darlene Ana de Paula. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 826-849, Jan. 2022.
CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2002.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, Formação dos Professores e Globalização. Questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artemed, 2010.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inovativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.
NÓVOA, Antônio. “Precisamos colocar o foco na formação profissional dos professores”, avalia Antônio Nóvoa.Instituto Claro,2017. 1 vídeo (9min 27seg). YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KqopJQO3K0E. Acesso em: 14 jun.2023.
SILVA, Jaime Carvalho. A formação de professores em novas tecnologias da informação e comunicação no contexto dos novos programas de Matemáticas do Ensino Secundário. 1998. Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra. Disponível em: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/matnti.html. Acesso em:09 de setembro de 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Jussara de Paula da Silva Moura Moura, Cristiana Barcelos da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.