RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS

produzindo atividades contextualizadas

Authors

  • Renan Cardozo Universidade Federal de Pelotas
  • Vanessa Ribas Fialho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Keywords:

ensino, REA, ensino de espanhol, TDIC

Abstract

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Uma das plataformas que alojam esses recursos se intitula Ensino de Línguas Online (ELO) e se destina ao ensino e aprendizagem de línguas. Este artigo objetiva discorrer sobre a produção de um curso de espanhol na plataforma ELO, visando como público-alvo alunos dos anos finais do ensino médio ou alunos dos anos iniciais do ensino superior, sobretudo, em disciplinas vinculadas ao ensino e aprendizagem de língua espanhola. Em específico, pretendemos discutir, de maneira sucinta, os princípios teóricos dos REA e da plataforma ELO; expor o contexto para o qual o curso foi produzido; apresentar o curso elaborado. A metodologia adotada, de cunho qualitativo, se ancorada em uma sequência de atividades destinada à produção de materiais didáticos intitulada Ciclo Recursivo (LEFFA, 2007) que se divide em 4 etapas: (1) Análise, (2) Desenvolvimento, (3) Implementação e (4) Avaliação. Com este trabalho, esperamos, para além dos frutos da elaboração e divulgação, que outros professores possam se valer de tais recursos e, assim como nós, contribuam para a disseminação da educação aberta e dos REA, valorizando, principalmente, aspectos da sua cultura.

References

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Published

2023-05-16

How to Cite

CARDOZO, R.; FIALHO, V. R. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS: produzindo atividades contextualizadas. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1098. Acesso em: 30 sep. 2024.