O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

aprendizagem de inglês na escola pública

Authors

  • Demétrius Faria dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

aprendizagem móvel, sequências didáticas, aprendizagem contextualizada

Abstract

O presente artigo discute alguns benefícios da aprendizagem móvel na escola pública aliada ao uso de sequências didáticas no contexto de língua inglesa. Parte da premissa de que os dispositivos móveis possuem um potencial para expandir as atividades de sala de aula, considerando sua utilização no dia a dia dos estudantes, que estão conectados à rede via smartphones, acessam seus sites e aplicativos favoritos na escola e em diversos contextos. A aprendizagem móvel pode oferecer oportunidades exclusivas para o desenvolvimento de pedagogias de ensino-aprendizagem centradas nos estudantes. Pode influenciar em práticas pedagógicas, alterando as maneiras de se apropriar dos benefícios que as tecnologias oferecem em uma comunidade escolar. A proposta de sequência didática pretende contribuir como veículo de ligação entre aprendizagem dentro de sala de aula e outros contextos, de maneiras mais compatíveis com as necessidades da sociedade atual, suas tecnologias portáteis, seus estilos de aprendizagem e anseios.

References

BÁRCENA, E.; READ, T.; UNDERWOOD, J. et al. State of the Art of Language Learning Design Using Mobile Technology: Sample Apps and Some Critical Reflection. In: HELM, F.; BRADLEY, L.; M. GUARDA, M.; THOUËSNY, S. (Ed.). Critical CALL – Proceedings of the 2015 EUROCALL Conference, Padova, Italy, pp. 36-43. Dublin: Research-publishing.net. Disponível em: <https://research-publishing.net/publication/978-1-908416-29-2.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2018.

BOUHNIK, D.; DESHEN, M. (2014). WhatsApp Goes to School: Mobile Instant Messaging between Teachers and Students. Journal of Information Technology Education: Research, 13, p. 217-231. Disponível em: <http://www.jite.org/documents/Vol13/JITEv13ResearchP217-

Bouhnik0601.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2018.

BRAGA, J. C. F. English Language Teaching on the Wings of Mobility: a Study on the Affordances of Mobile Learning in Classroom Practice. In: OLIVEIRA, A. L. A. M.; BRAGA, J. C. F. (Org.). Inspiring Insights from na English Teaching Scene. Belo Horizonte: CEI – Curso de Especialização em Ensino de Inglês, 2017, p. 149-171. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED564255.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2018.

BRAGA, J. C. F.; GOMES JR., R. C.; RACILAN, M. Reflexões sobre ensino e aprendizagem de línguas na formação de professores via dispositivos móveis. Hipertextus Revista Digital, Recife, v. 16, n. 1, p. 32-51, jun. 2017. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume16/Art2Vol16.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2018.

CHINNERY, G. M. Going to the MALL: Mobile Assisted Language Learning. Language Learning & Technology, v. 10, n. 1, p. 9-16, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.

CROMPTON, H. A Historical Overview of Mobile Learning: Toward Learner-Centered Education. In: BERGE, Z. L.; MUILENBURG, L. Y. (Eds.). Handbook of mobile learning. Florence, KY: Routledge, 2013.

DIAS. R. CBC: Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental Anos Finais: Ciclo Intermediário e da Consolidação – Língua Estrangeira. Três Corações: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, 2014. 56p. Disponível em: <https://www.trescoracoes.mg.gov.br/docs/seduc/cbc-anos-finais-lingua-estrangeira.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.

LOPES, C. G.; VAS, B. B. O ensino de História na palma da mão: o whatsapp como ferramenta pedagógica para além da sala de aula. SIED: ENPED-SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2016. Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1519>. Acesso em: 20 fev. 2018.

PEGRUM, M. Mobile Learning: Languages, Literacies and Cultures. London: Palgrave Macmillan, 2014.

WONG, L. H.; MILRAD, M.; SPECHT, M. (Eds.). Seamless Learning in the Age of Mobile Connectivity. London: Springer, 2015.

XAVIER, R. P.; URIO, E. D. W. O professor de inglês e o livro didático: que relação é essa?. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 45, n. 1, 2006.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2023-05-16

How to Cite

SANTOS, D. F. dos. O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: aprendizagem de inglês na escola pública. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1080. Acesso em: 30 sep. 2024.