O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

Authors

  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG
  • Adieliton Tavares Cezar UEMG
  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Wilian Romualdo Vaz de Souza Leal UEMG
  • Gustavo Tavares Cezar UEMG

Keywords:

lúdico, aprendizagem, práticas pedagógicas

Abstract

  Este trabalho objetiva investigar de que forma o uso do lúdico pode ser utilizado nas práticas pedagógicas dos professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental como um instrumento capaz de contribuir para a aprendizagem. O interesse por esta temática surgiu tendo em vista a percepção docente sobre o fato do lúdico estar cada vez mais presente na prática cotidiana dos professores, além de tema de diversas pesquisas Huizanga (2004); Brougère (2004); Santos (2001), dentre outros, que destacam diferentes transformações das salas de aula num espaço de prazer e de construção de novos conhecimentos, contribuindo ainda para romper com as práticas monótonas e repetitivas até então muito utilizadas antes da adesão ao lúdico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados observados revelam que, por meio do uso do lúdico, as práticas pedagógicas oportunizam que a aprendizagem se realize de forma dinâmica e significativa, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e criatividade por parte do educando. As conclusões apontam que o lúdico vem modificando não só o processo de ensino-aprendizagem, mas a aprendizagem em si, despertando interesse nos alunos e transformando o espaço da sala de aula num lugar prazeroso.  

References

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação de múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2002.

ARANTES, Valéria Amorim. (Org.). Humor e alegria na educação. São Paulo: Summus, 2006.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortês, 2004.

DOHME, Vania. Jogando: o valor educacional dos jogos. São Paulo: Informal, 2003.

GIMENES, Beatriz Piccolo. Brinquedoteca: Manual em educação e saúde. São Paulo: Cortez, 2011.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens - o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

KISHIMOTO, Tizuko. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org.). O lúdico na formação do educador. Petrópolis: Vozes, 2001.

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 2003.

Published

2023-05-16

How to Cite

ALMEIDA, F. A. de; CEZAR, A. T.; SOUSA, L. D. de; LEAL, W. R. V. de S.; CEZAR, G. T. O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1079. Acesso em: 30 sep. 2024.