AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES EM AULAS DE BIOLOGIA
o uso da informática educativa como ferramenta tecnológica
Keywords:
informática educativa, ensino-aprendizagem de biologia, documentos oficiaisAbstract
O presente estudo, buscou investigar as experiências de professores da educação básica com a utilização da informática educativa como recurso tecnológico e pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de Biologia numa escola pública da rede básica estadual.
Observar-se que a chamada Nova Era Digital é marcada por um novo contexto de múltiplos avanços tecnológicos, que acarretam muitos conflitos de ideias e posições didático-metodológicas. Acrescido a isso, abordou-se o ensino de informática nas ciências biológicas e, por fim, relatou-se o percurso metodológico da pesquisa com aproveitamento dos questionários mistos feitos a professores desta unidade educacional. Portanto, as discussões e análises aqui exploradas, apresentaram inúmeros subsídios, oriundos da análise dos questionamentos e dados presentes nos gráficos. E, por último, reiterou-se a importância didático-metodológica do uso de tecnologias no trabalho com a informática nas aulas de biologia no contexto escolar, visando um ensino-aprendizagem efetivo e democratizado.
References
ALMEIDA, M. E. de. Informática e formação de professores. ProInfo. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Biologia: ensino médio. (Col. Explorando o ensino). Brasília: 2006.
DENZIN, N. K. LINCOLN, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens, 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
FACCI, M. G. D. “Vygotsky e o processo ensino-aprendizagem: a formação de conceitos”. In: MENDONÇA, S. G. de L.; MILLER, S. (Orgs.) Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Marília, SP: Cultura Acadêmica, 2010.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Médio).
OLIVEIRA, I. B. SGARBI, P. Estudos do Cotidiano & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PAIVA, F. J. de.; CAVALCANTE, J. E. O uso da informática educativa nas aulas de biologia numa escola da rede pública: uma análise das percepções e aprendizagens de estudantes do ensino médio. Revista Tecnologias na Educação/UFV, v. 23, p. 1-12, 2017. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/12/Art5-vol.23-Dezembro-2017.pdf. Acesso em 30 de dez. 2017.
PETARNELLA, L.; GARCIA, E. C. Homo Zappiens: educando na era digital. In: VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Trad. de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009. Revista Conjectura. v.15, n.2, p.175-179. Maio/ago. Caxias do Sul, 2010.
SILVA, M. J. da; SILVEIRA, S. E da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
VEEN, W; VRAKKING. Homo Zappiens: educando na era digital. Trad. de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009. Revista Conjectura.v.15, n.2, p.175-179. Maio/ago. Caxias do Sul, 2010.
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, José Evanildo Cavalcante

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.