A UTILIZAÇÃO DO TRELLO PELOS PROFESSORES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Authors

  • Diego de Oliveira Araujo FAMESC

Keywords:

aprendizado ativo, ensino participativo, tecnologia, Trello

Abstract

Se os alunos já usam constantemente seus aparelhos, então por que não levar a aula à um lugar onde eles já estão conectados? O Trello tem uma farta aplicabilidade à sala de aula, que vem surpreendendo tanto os professores quanto seus alunos – sendo uma ótima ferramenta para aprendizado baseado em projetos, solução de problemas ou divisão baseada em padrões. Desta maneira, o presente texto tem por fim demonstrar como os alunos podem usar as ferramentas do Trello para assumir o controle de seu próprio aprendizado e descrever os passos necessários para concluí-lo, dividindo tarefas e planejando o que precisam para atingir as metas. Para tanto, utilizou-se da “metodologia experimental”, com participação atiça no processo. Nesse sentido, a participação é um meio para chegar a um fim e, portanto, faz parte do método e o qualifica, buscando tornar clara a presente elucidação. Neste panorama, traz-se o sucesso da aplicação do método, logo após a explicação da ferramenta. Concluindo-se, ao final, com as considerações necessárias.

References

ROSE, Z. Aprendendo Padrões de Tecnologia, Especificações e Protocolos. Artigo publicado no “ibm.com”, 2011. Disponível em: https://www.ibm.com/developerworks/br/industry/ind-edustand2/index.html. Acesso em 20 set. 2018.

RATEKE, T. Reconhecimento de Padrões:Técnicas Simbólicas: Aprendizado de Máquina. Artigo publicado no “ibm.com”, s.a. Disponível em: http://www.lapix.ufsc.br/ensino/reconhecimento-de-padroes/tecnicas-simbolicas. Acesso em 22 set. 2018.

LORENZONI, M. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) em 7 Passos | Infográfico. Artigo publicado na “info.geekie.com.br”, 2016. Disponível em: http://info.geekie.com.br/aprendizagem-baseada-em-projetos/. Acesso em 15 set. 2018.

LOPES, R. M.; PIERINI, M. F. A Formação Interdisciplinar dos Professores de Ciências da Natureza Para a Integração Curricular Através da Aprendizagem Baseada em Problemas.

Artigo publicado no “researchgate.net”, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication321918645_A_Formacao_Interdisciplinar_dos_Professores_de_Ciencias_da_Natureza_Para_a_Integracao_Curricular_Atraves_da_Aprendizagem_Baseada_em_Problemas. Acesso em 15 set. 2018.

Published

2023-05-16

How to Cite

ARAUJO, D. de O. A UTILIZAÇÃO DO TRELLO PELOS PROFESSORES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1048. Acesso em: 30 sep. 2024.