A DIMENSÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA DA PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL INSTITUÍDA NO PNLD E NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

  • Vânia Pereira do Nascimento Prates Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Keywords:

livro didático, PNLD, objeto educacional digital, cyberbulling

Abstract

Neste trabalho, nosso objetivo geral é verificar se a abordagem feita por livros didáticos de Língua Portuguesa de temas, conceitos e práticas específicos das TDICs (os letramentos digitais) propicia uma discussão com “um enfoque crítico, pluralista, ético e democrático” (ROJO, 2012, p. 26 p. 8). Nossa hipótese é que a inserção de conteúdo digital nos LDs se deve à necessidade de dar uma resposta à demanda do mundo globalizado, segundo o qual, para se ensinar e aprender bem, na atualidade, é indispensável trabalhar com letramento digital. Nosso procedimento metodológico, que se fundamenta teoricamente nos Novos Estudos de Letramento (NEL), numa interface com a Análise de Discurso (AD) francesa, desenha-se pela análise de documentos do PNLD (de 2014 a 2019), pela descrição dos contextos político brasileiro de instituição e de desaparecimento dos objetos educacionais digitais (OEDs) nos PNLDs e a verificação da abordagem de uma unidade de LD de Língua Portuguesa de um tema relacionado à prática de letramento digital: o cyberbulling.

References

BALTHASAR, M.; FIGUEIREDO, L.; GOULARTE, S. Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem, 8º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Coleções Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015. Brasília: MEC/FNDE/SEB, 2013. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-editais/item/4032-pnld-2015. Acesso em 26 de jul. 2017.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 1998.

CHINAGLIA, J. V. Objetos Educacionais Digitais Multiletrados e Novos Letramentos em Livros Didáticos do Ensino Fundamental II. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2016.

CORACINI, M. J. R. F. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. 1ª ed. Campinas: Pontes, 1999.

COSTA, C. E. Informação em tempo de globalização: a transformação da sociedade. 2007. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/informacao-em-tempos-de-globalizacao-a-transformacao-da-sociedade/14126/>. Acesso em 10 de jul. 2017.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

GALLI, F. C. S.; KOMESU, F. Práticas de leitura e escrita em contexto digital: autoria e(m) novos médiuns. Revista ABRALIN, v.15, n. 2, p. 165-185, jul./dez. 2016.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultura e de linguagens na escola. In. MOURA, E.; ROJO, R. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marco Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Published

2023-05-16

How to Cite

PRATES, V. P. do N. A DIMENSÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA DA PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL INSTITUÍDA NO PNLD E NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1039. Acesso em: 30 sep. 2024.