IA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO OU VIGILÂNCIA?

Autores

  • Priscila Gonsales Instituto Educadigital

Palavras-chave:

inteligência artificial, vigilância, educação, educação aberta, proteção de dados

Resumo

A palestra vai abordar o tema do artigo escrito para a publicação Privacidade e Proteção de Dados de Crianças e Adolescentes, lançada em outubro de 2021 pela editora Obliq Livros. Temos acompanhado, na última década, uma mudança radical na cultura digital, com o desenvolvimento acelerado das tecnologias de inteligência artificial e o uso do big data. Os 18 meses de pandemia potencializam ainda mais esse cenário, inclusive na educação, que passou a introduzir plataformas para ensino remoto com pouco ou nenhum cuidado em relação à proteção de dados de estudantes, muitos deles, crianças e adolescentes e também de toda a comunidade escolar e/ou acadêmica. Como movimento global, a educação aberta, que abrange conteúdos e práticas, e também visa a promoção dos direitos digitais, deveria estar no centro das decisões relacionadas a gestão da educação pública.

Biografia do Autor

Priscila Gonsales, Instituto Educadigital

Diretora fundadora do Instituto Educadigital, organização da sociedade civil atuante na promoção da educação aberta e dos direitos digitais, é máster em Educação, Família e Tecnologias pela Universidade Pontifícia de Salamanca (ES), pesquisadora da Cátedra UNESCO em EaD na Universidade de Brasília e em Inteligência Artificial e Impactos Sociais na PUC-SP, professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores, consultora UNESCO em Educação Aberta, membro do comitê de especialistas da pesquisa TIC Educação do CETIC.br/CGI.br.

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

GONSALES, P. IA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO OU VIGILÂNCIA?. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/992. Acesso em: 30 set. 2024.