VIDEOCONFERÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA
A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Keywords:
web 2.0 na educação, videoconferência no ensino de astronomia, educação em turmas de EJAAbstract
Trabalhar em turmas de Educação de Jovens e Adultos exige preparo e disposição do professor, sobretudo para quem trabalha nas áreas de ciências, com disciplinas como: Química, Física e Biologia, onde as dificuldades são maiores. O objetivo deste artigo é apresentar a visão de alunos de Educação de Jovens e Adultos de atividades desenvolvidas no ensino de Astronomia, no qual se utiliza como recurso as videoconferências. O trabalho foi feito numa turma com 25 alunos, de ambos os sexos, que cursavam o NEJA II na rede estadual do Rio de Janeiro. Foi então aplicado após a realização de uma videoconferência questionário no qual os alunos respondiam as seguintes perguntas: Antes de participar da videoconferência realizada na disciplina Física, você já sabia o que vinha a ser uma videoconferência? Você gostou de participar da atividade? Em relação ao que você aprendeu, você considera que foi: pouco, regular ou muito? Qual o tema abordado pelo conferencista que mais lhe interessou? Você participou com alguma pergunta ao conferencista? Se não participou com uma pergunta, gostaria de ter participado? Com a participação na atividade seu interesse em Astronomia: aumentou, diminui ou continuou o mesmo? Com os resultados obtidos, observamos então que o recurso se mostra apropriado ao trabalho em turmas de Educação de Jovens e Adultos podendo estimular seu interesse e colaborando com seu aprendizado.
References
ALMEIDA, Rodrigo L. Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física. 104 p.
BERNARDES, A. O. Observação do céu aliada à utilização do software Stellarium no Ensino de Astronomia em turmas de educação de jovens e adultos (EJA). Relea (Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia), n. 10, 2010.
__________________. Utilização do Skype no Ensino de Astronomia: Uma experiência realizada em colégio público estadual do Rio de Janeiro. Disponível em:< www.editorarealize.com.br/revistas/conapesc/trabalhos/TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1699_04062018231213.pdf> Acessado em: 29/09/2019.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução. Brasília: MEC/CNE, 2001.
DAMINELI, Augusto. Fascínio do universo. Rio de Janeiro: Odysseus, 2010.
KRUMMENAUER, Wilson L., COSTA, Sayonara S. C. SILVEIRA, Fernando L. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADAPARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.12 | n.02 | p.69-82 | mai-ago | 2010.
LEITE, B.S, LEÃO, M.B. A Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem no ensino de ciências. Disponível em: http://www.tise.cl/2009/tise_2009/pdf/10.pdf . Acessado em 03/06/2018.
MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.
MOYSÉS, Gerson L. R, MOORI, Roberto G. Coleta de Dados para a Pesquisa Acadêmica: Um estudo sobre a Elaboração, a Validação e Aplicação Eletrônica do Questionário. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Disponível em: http://abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR660483_9457.pdf > Acessado em 15/07/2019.
PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. Disponível em: http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf . Acessado em 02/06/2018.
SANTANNA, Estevão P. Uma proposta dialógica para o ensino deAstronomia e Física para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema“meteoros” . Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em:. Acessado em: 29/09/2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Adriana Oliveira Bernardes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.