O USO DA PLATAFORMA PIXTON NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE NARRATIVAS SOBRE HERANÇA MONOGÊMICA

Autores

  • Natália Elvira Sperandio UFSJ
  • Jaíne das Graças Oliveira Silva Resende UNIPTAN

Palavras-chave:

histórias em quadrinhos, produção textual, embriologia

Resumo

O presente trabalho possui como finalidade demonstrar de que forma uma plataforma tecnológica, neste caso específico a Pixton, pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem de professores no contexto acadêmico do ensino superior. Pautada em uma prática interdisciplinar, nosso trabalho consistiu em promover um ensino que visasse articular duas disciplinas do curso de enfermagem: leitura e produção de gêneros acadêmicos e Embriologia. Por meio de metodologia descritiva e bibliográfica, foi possível observar que, ao trazermos para a sala de aula uma atividade dinâmica, interativa, houve maior participação e envolvimento dos alunos. Fator que repercutiu de forma significativa no envolvimento entre as professoras/alunos e entre os próprios alunos.

Biografia do Autor

Natália Elvira Sperandio, UFSJ

Graduação e mestrado em Letras pela UFSJ. Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG. Docente adjunta do departamento de Letras da UFSJ

Jaíne das Graças Oliveira Silva Resende , UNIPTAN

Possui graduação em Ciências pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2001), especializações em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Educação Ambiental pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e mestrado em Ciência pela Universidade Federal de Lavras (2005). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia de Alimentos e na área de Meio Ambiente, especialmente, em resíduos sólidos urbanos. Atualmente é professora nos Cursos de Nutrição e Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Referências

SILVA, E.M.; OLIVEIRA, R.S. O USO DE HQS PIXTON COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA COESÃO E DA COERÊNCIA. Araguaína. Entreletras: v.09, n.03, out/dez. 2018.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

SPERANDIO, N. E. .; RESENDE , J. das G. O. S. . O USO DA PLATAFORMA PIXTON NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE NARRATIVAS SOBRE HERANÇA MONOGÊMICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/924. Acesso em: 30 set. 2024.