O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
ensino, gamificação, aprendizagemResumo
Enquanto docentes nos deparamos, a cada dia, com contextos que nos demonstram a necessidade de modificarmos nossas velhas práticas pedagógicas. Ou seja, há a necessidade de promovermos práticas que despertem o interesse de nossos discentes, que façam com que eles sintam prazer em aprender, em conhecer o novo. Assim, já não nos cabe mais ficar presos em um ensino tradicional, em um ensino que coloque o aluno como mero coadjuvante desse processo. Mas como promover essa mudança? Acreditamos que uma caminho para isso seja a utilização de games. Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade apresentar uma prática pedagógica, desenvolvida pelas autoras, pautada na utilização de um game na explanação do conteúdo de referências bibliográficas. Como resultado observamos que, ao trazer o jogo para a sala de aula, tivemos maior participação, interação e interesse dos alunos.
Referências
DETERDING, S. et al. Gamification: Toward a Definition. In: CHI 2011 Workshop Gamification: Using Game Design Elements in Non-Game Contexts. Vancouver, Canadá, 2011. Disponível em: <http://gamification-research.org/wpcontent/uploads/2011/04CHI_2011_Gamification_Workshop.pdf>.Acesso em: 10 ago. 2018.
HUIZINGA, J. Homo ludens: Versucheinerbestimmung des spielelements derkultur.1938. Publicado originalmente em 1944. Tradução para língua portuguesa:Homo Ludens: O Jogo Como Elemento da Cultura. São Paulo, SP: Perspectiva, 1999.
KAPP, K. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methodsand Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012.
MCGONIGAL, J. Reality Is Broken:Why Games Make Us Better and How They Can Change The World. Nova Iorque: The Penguin Press, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.