LINUX

O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA

Autores

  • Lucas Borcard Cancela UEMG
  • Adriano Simioni Alvim UEMG
  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG
  • Luciano Dias de Sousa UEMG

Palavras-chave:

software livre, linux, código aberto, segurança

Resumo

O Software Livre (SL) tem crescido de forma acentuada nos últimos anos e são vários os motivos para que isto esteja acontecendo. Diversos dispositivos que utilizamos no cotidiano utilizam o SL sem mesmo que nós saibamos disto. É bem provável que, quando se fala em Software Livre, vem logo à mente a figura de um pinguim, representando o sistema operacional (SO) Linux. Desenvolvido pelo programador Linus Torvalds, o Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia, o sistema operacional Linux possui inúmeras vantagens, entre elas, a vantagem de ser de código aberto, possibilitando ao usuário o direito de estudar, modificar e distribuir o software para qualquer finalidade, de acordo com os termos da licença. Cada vez mais utilizado quando se pensa em segurança, o Linux conta com grande número de entusiastas, programadores voluntários e empresas colaboradoras. Destaca-se também sua utilização por usuários avançados, hackers e a aplicação deste SO em servidores. Neste artigo, com o apoio de uma metodologia de revisão bibliográfica, objetiva-se apresentar as características peculiares do sistema operacional Linux, seu histórico de criação e os aspectos de segurança existentes neste sistema.

Biografia do Autor

Lucas Borcard Cancela, UEMG

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Com especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, ministrando várias disciplinas no curso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Ensino a Distância, Redes de Computadores e Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, TICs, Interdisciplinaridade.

Adriano Simioni Alvim, UEMG

Formado em Pedagogia UEMG e em Psicologia Unifaminas/MG. Pós-graduado em Educação Ambiental UEMG; Psicologia Clínica pela UNINTER/BH e em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Na área acadêmica atuo como professor universitário da UEMG - Unidade Carangola ministrando disciplinas pedagógicas e como psicólogo atuo na área hospitalar e clínica.

Flávio Aparecido de Almeida , UEMG

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2008), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Faminas(2015), graduação em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí(2015), graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Ensino Religioso pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Neuropsicopedagogia pela Universidade Candido Mendes(2015), especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes(2013), especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2009), especialização em Psicologia Social pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017) e especialização em Ética e Filosofia Política pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017). Atualmente é Psicólogo Clínico do Consultório de Psicologia, Psicólogo do Abrigo Institucional de Espera Feliz, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Membro de comitê assessor do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologia e Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciências das Religiões; Psicologia da Religião, Subjetividade; Experiencia Religiosa, Coping religioso; Qualidade de vida.

Luciano Dias de Sousa, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem; Docente na UEMG.

Referências

ATCH, B.; LEE, J.; KURTZ, G. Hackers Expostos - Linux, São Paulo, Makron Books, 2002.

GUEDES, R. M.; SILVA, E. M. Introdução ao uso do Linux. (2005) Disponível em: http://www.lee.eng.uerj.br/. Acesso em: 28 de Set. de 2019.

KERNIGHAN, B. W. and RITCHIE, D. M. C Programming Language. Prentice Hall, Englewood Cliffs, USA, 1988.

KROPIWIEC, D. D; GEUS, P. L. Paradigmas de Segurança em Sistemas Operacionais. UNICAMP, 2015.

SANCHEZ, Á; CAMPOMORI, C; ROCCa, J. M; LEMES, P. A. Sistema Operacional Linux, Guaratinguetá, 2011.

SANTOS, A. L. dos. Construção de conhecimento em rede: a inteligência coletiva na comunidade Linux do Brasil, 2016.

TORVALDS, L.; DIAMOND, D. Só por prazer: Linux, os bastidores da sua criação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

CANCELA, L. B. .; ALVIM, A. S. .; ALMEIDA , F. A. de .; SOUSA, L. D. de . LINUX: O SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO E O SEU CONCEITO DE SEGURANÇA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/919. Acesso em: 30 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2