LÍNGUA FALADA, LÍNGUA ESCRITA E ANÁLISE DE CORPORA ORAIS
BREVE REVISÃO
Palavras-chave:
língua falada, língua escrita, sintaxe da fala espontânea, corpora oraisResumo
Os estudos da fala normalmente utilizam em suas pesquisas dados oriundos de transcrição da fala, entretanto, como apontam alguns autores, isso nada mais é do que língua escrita. É necessário, portanto, que se faça a distinção correta das modalidades da língua, para que haja a compreensão do fenômeno que está sendo estudado. Tendo em vista esse panorama, este estudo objetiva a realização de uma revisão teórica dos principais conceitos de língua falada e língua escrita no âmbito dos estudos de corpora orais, a fim de coletar informações sobre conceituação, classificações, implicações e outras questões iniciais relacionadas a essas modalidades linguísticas dentro da perspectiva dos estudos da fala.
Referências
BLANCHE-BENEVISTE, C.; JEANJEAN, C. Le français parlé: édition et transcription. Paris: Didier-Erudition, 1987.
BOSSAGLIA, G. Interface entre sintaxe e articulação informacional na fala espontânea: uma comparação baseada em corpus entre português e italiano. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, n. 19, v. 2, 2014. p. 35–60.
CRESTI, E. Corpus di Italiano Parlato. Voll. I–II, CD-ROM. Firenze: Accademia della Crusca, 2000.
ENCREVÉ, P. Actualité de l’enquête et des éstudes sur l’oral (Interventions à la Table ronde tenue à Paris, le 12 jan. 1991, avec J.-Cl. Chevalier comme moderateur). 1992.
GOFFMAN, E. Forms of talk. Filadélfia, University of Pennsylvania Press, 1991.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
RASO, T. Fala e escrita: meio, canal, consequências pragmáticas e linguísticas. Domínios de Lingu@gem, n. 7, v. 2, 2013. p. 12–46.
SILBER‐VAROD, V. The SpeeCHain Perspective: Prosody‐Syntax Interface in Spontaneous Spoken Hebrew. PhD dissertation. Tel Aviv University, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Priscilla Tulipa da Costa, Dalmo Buzato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.