OS PHRASAL VERBS NA ESCRITA DE APRENDIZES BRASILEIROS

Autores

  • Priscilla Tulipa da Costa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

phrasal verbs, corpus de aprendizes, escrita acadêmica, linguística de corpus

Resumo

Este estudo analisa a frequência dos phrasal verbs do inglês na escrita de aprendizes brasileiros. Em uma metodologia baseada na Linguística de Corpus, dois corpora de estudantes de nível superior, sendo um para estudo (Br-ICLE) e outro para referência (LOCNESS), foram examinados e seus dados tratados e analisados quantitativamente com o suporte do software AntConc. Os resultados sugerem que, se comparados a outros tipos de verbos multipalvras, como os prepositional verbs, os phrasal verbs são pouco utilizados nas produções escritas de aprendizes. Por outro lado, percebe-se que algumas das combinações de verbo + partícula adverbial encontradas se tornaram peculiares ao gênero ensaio acadêmico, sinalizando que essa estrutura se faz cada dia mais comum na escrita de caráter formal. O estudo apontou ainda para semelhanças e diferenças de uso entre os grupos de aprendizes nativos e não nativos, e sugere que nativos e não nativos fazem uso de phrasal verbs iguais em proporções bem parecidas, ainda que alguns usos de alunos brasileiros apresentem desacordo em relação aos padrões da língua inglesa.

Referências

ANTHONY, L. AntConc. Disponível em <https://goo.gl/zuR8wt>. Acesso em: 15 dez. 2016.

BIBER, D; JOHANSSON, S; LEECH, G; CONRAD, S; FINEGAN, E. Longman Grammar of Spoken and Written English. London: Longman, 1999.

BRAZILIAN SUB-CORPUS OF THE INTERNATIONAL CORPUS OF ENGLISH (BR-ICLE). Disponível em: <http://www2.lael.pucsp.br/corpora/bricle/>. Acesso em: 24 jan. 2016.

CARTER, R; MCCARTHY, M. Cambridge Grammar of English. A Comprehensive Guide: Spoken and Written English Grammar and Usage. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

COSTA, P. T. da. Os verbos frasais mais frequentes na escrita de aprendizes: um estudo contrastivo / The most common phrasal verbs in learners’ writing: a contrastive analysis. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 31-49, dez. 2017. ISSN 1983-3652. Disponível em: <https://goo.gl/ey7Xgo>. Acesso em: 15 out. 2018. doi: <https://goo.gl/3NqvG3>.

DOWNING, A. English grammar: a university course. 3ed. Revised Edition. New York: Routledge, 2015.

FLETCHER, B. Register and phrasal verbs. MED Magazine. The Monthly Webzine of McMillan English Dictionaries, v. 33, p. 45-54, 2005.

GARDNER, D.; DAVIES, M. Pointing out frequent phrasal verbs: A corpus-based analysis. TESOL Quarterly, Vol. 41, n 2, Jun. / 2007, p. 339-359.

GRANGER, S. From CA to CIA and back: An integrated approach to computerized bilingual corpora and learner corpora. In: AIJMER, K.; ALTENBERG, B.; JOHANSSON, M. Languages in Contrast. Lundi: Lundi University Press, 1996, p. 37-51.

GREENBAUM, S. QUIRK, R. A Student’s Grammar of the English Language. Longman, 1990.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Revised Edition. London: Hodder Arnold Publication, 2004.

LONGMAN DICTIONARY OF CONTEMPORARY ENGLISH. New Edition. Pearson Education Limited: Harlow, 2003.

LOUVAIN CORPUS OF NATIVE ENGLISH (LOCNESS). Disponível em: <https://www.uclouvain.be/en-cecl-locness.html> Acesso em: 5 dez. 2015.

MCCARTHY, M.; O’DELL, F. English phrasal verbs in use. Cambridge University Press, 2004.

OXFORD PHRASAL VERBS DICTIONARY FOR LEARNERS OF ENGLISH. 1ª Edição. Oxford University Press: Oxford, 2001.

RAYSON, P. Matrix: A statistic method and software tool for linguistic analysis through corpus comparison. 2002. 207 f. Thesis (Ph.D. in Computer Science). Computer Departament, Lancaster University, Lancaster, 2002. Disponível em: <https://goo.gl/KhDr91>. Acesso em: 8 ago. 2016.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

COSTA, P. T. da. OS PHRASAL VERBS NA ESCRITA DE APRENDIZES BRASILEIROS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1108. Acesso em: 30 set. 2024.