A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS BILÍNGUES
Palavras-chave:
tecnologia digital, oralidade, bilinguismoResumo
As novas tecnologias digitais abriram novas vias de informação e comunicação, proporcionando emergentes transformações comportamentais, especialmente na nova geração. A sociedade atual exige mais agilidade e, em decorrência disso, vive-se hoje uma revalorização da linguagem oral, o que é facilitado pelas novas tecnologias. Nesse cenário, a exploração da modalidade oral nas salas de aula vem sendo entendida como uma atividade essencial ao desenvolvimento do aluno. Pensando em todo esse contexto apresentaremos uma pesquisa etnográfica desenvolvida em sala de aula de escola pública no condado de Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos. A pesquisa em questão iniciou no dia 1o de março de 2016 e se estendeu até o dia 30 de junho de 2018 e teve como participantes alunos bilingues do último ano letivo do Ensino Médio.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os generous do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. P. 277-326.
BLOOME, D.; BAILE, F. Studying language through events, particularity, and intertextuality. In: BEACH, R.J.; GREEN, M.Kamil; SHANAHAN, T. (Ed.) Multiple disciplinary perspectives on literacy research. Urbana, IL: NCRE; NCTE, 1992. p. 181-210.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
BRASIL. SEDRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais:5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Brasília/DF: SEF/MEC.
________.Parâmetros Curriculares Nacionais: séries finais do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008 : Língua Portuguesa / Ministério da Educação. Brasília : MEC, 2007. 148 p. — (Ensino Médio)FOX, R. Experiments and innovations. In: FOX, R. Gandbian utopia: experiments with culture.
Boston: Beacon Press, 1989.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler; em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.
FURST, M. O Tratamento da Oralidade em Sala de Aula: A Revitalização da Retórica nos Dias Atuais. Belo Horizonte: Novas Edições Acadêmicas, 2017.
GEE, J.; GREEN, J. Discourse Analysis, learning, and social practice: a methodological study. Review of Research in Education, 1998.
MITCHELL, J.C. Typicality and the case study. In: ELLENS, R.F. (Ed.) Ethnographic research: a guide to general conduct. New York: Academic Press, 1984. p. 238-241.
SANTA BARBARA CLASSROOM DISCOURSE GROUP. Two languages, one community: an examination of education possibilities. In: MACIAS, R.; GARCIA, R. (Ed.). Changing schools for changing students: an anthology of research on language minorities. Linguistic Minority Research
Institute, 1994.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2a ed. 3a reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
TUYAY, S.; JENNINGS, L.; DIXON, C. Classroom discourse and opportunities to learn: an ethnographic study of knowledge construction in a bilingual third grade classroom. Discourse Processes, 19 (1), p. 75-110, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana Samos Bicalho Costa Furst

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.