MAPAS MENTAIS

EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL UNIVERSITÁRIO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Daniel Carvalho Walger Morandini UEMG
  • Liliane Rezende Anastacio UEMG
  • Maira Gabriela de Lima Martins Leite UEMG

Palavras-chave:

mapas mentais, ensino remoto, ensino universitário

Resumo

Em meio às mudanças nas instituições de ensino causadas pela pandemia do COVID-19, a partir de março de 2020, foi necessário readequar a educação para o Ensino Remoto Emergencial. Dentre as várias metodologias que podem ser usadas nessa grande mudança, temos os Mapas Mentais, uma ferramenta que pode ser utilizada tanto numa sala de aula presencial quanto num ambiente de ensino virtual. Por meio dos Mapas Mentais os conteúdos podem ser sintetizados de forma clara e organizada, de modo a trazer uma melhor associação dos assuntos. O uso de Mapas Mentais no Ensino Remoto Emergencial Universitário trouxe alguns relatos de alunos e professores que utilizaram essa metodologia mostrando como o recurso pode ser positivo para o processo de ensino-aprendizagem em disciplinas do curso de Licenciatura Plena em Matemática.

Biografia do Autor

Daniel Carvalho Walger Morandini, UEMG

Engenheiro Mecânico, formado no Cefet - MG. Fazendo graduação de Licenciatura Plena em Matemática na UEMG.

Liliane Rezende Anastacio, UEMG

Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário - Argentina. Mestre em Matemática pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei (2015). Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e graduação em Pedagogia pele Centro Universitário de Maringá (2013). Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Exatas e leciona as disciplinas de Cálculo Diferencial Integral I, Fundamentos de Álgebra e Aritmética e Cálculo Diferencial Integral III (EAD) no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEMG - Ibirité. É professora concursada na PBH e atua com o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Tem experiência no ensino de Matemática para o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Atua com linhas de pesquisa em Geometria e Educação Matemática. Tem experiência profissional e atua em linhas de pesquisa sobre Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Membro do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais, NEPPPE da FAE/UEMG e membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência LEDOC-UEMG.

Maira Gabriela de Lima Martins Leite, UEMG

Cursando o 6º período da Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Referências

BRASIL, Parecer CNE/CP nº.5/2020, reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19). Acesso no dia 20 de maio de 2020. Disponível

em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos-- sumulaspareceres-e-resolucoes/33371-cne-conselho-nacional-deeducacao/85201-parecer-cp-2020

BUZAN, Tony. Mapas Mentais. Tradução por Paulo Polzonoff Jr; Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009.

CUNHA, Daniela Sandi. Projeto de Ensino: Matemática tangível. Scientia cum Industria, v. 5, n. 3, p. 168-175, 2018.)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011.

GONZÁLEZ, Juan Manuel Muñoz; PEÑA, Antonio Ontoria; RUBIO, Ana Molina. El mapa mental, un organizador gráfico como estrategia didáctica para laconstrucción del conocimiento.

MARTINS, Zélia. As TIC no ensino-aprendizagem da Matemática. In: Anais do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. Portugal. p. -2742, 2009.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. -25, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de TecnologíaenEducación y EducaciónenTecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

MORANDINI, D. C. W. .; ANASTACIO, L. R. .; LEITE, M. G. de L. M. . MAPAS MENTAIS: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL UNIVERSITÁRIO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/866. Acesso em: 30 set. 2024.