INCLUSÃO MULTIMODAL EM TEMPOS DE COVID-19
Palavras-chave:
inclusão multimodal, COVID-19, ensino remoto, rotina, aprendizagemResumo
A Pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV2, é um fenômeno mundial de características ímpares, no sentido de sua extensão, velocidade de crescimento, impacto geral na população e nos serviços de saúde, e também por ocorrer em um contexto de acesso a muitas informações. Nesse novo desafio da humanidade, nos deparamos com duas vertentes, uma está relacionada à dificuldade de combater o vírus, e outra que está gerando um caos na área de saúde, educação. O objetivo desta pesquisa visa apresentar e discutir a multimodalidade como estratégia para o aumento da produtividade, e o acesso ao ensino/aprendizagem, com o uso de estratégias pedagógicas diversificadas, de forma a atender as especificidades de seus usuários. No referencial teórico adotado na pesquisa destacaram-se os estudos de: Rojo; Moura (2012), Dionísio (2015), Dudeney (2016) e outras referências que abordam a temática de gêneros multimodais. Como metodologia buscou-se uma revisão bibliográfica e literaturas que abordam a inclusão multimodal e suas vertentes. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que existem várias maneiras de aprender de forma dinâmica e interativa, associada a tecnologia que é fundamental, pois influência os seus usuários, superando as dificuldades e oportunizando o acesso.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. A tecnologia precisa estar na sala de aula. Revista Nova Escola. Ed. Abril. São Paulo, 2010. https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-violencia-sala-aula-uma-analise-no-1-o-ano-ensino-fundamental.htm Acesso em: 28 ago. 2020.
BAILEY, J. (2020). Education Next: Closing Schools To Slow a Pandemic. https://www.educationnext.org/closing-schools-to-slow-a-pandemic-coronavirus-covid-19- public-health/ Acesso em: 08 ago. 2020.
CAMACHO, A. C. L. F. et. al. (2020). A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5. https://www.researchgate.net/publication/340239802_A_tutoria_na_educacao_a_distancia_em_tempos_de_COVID-19_orientacoes_relevantes Acesso em 15 ago. 2020.
DEMO, P. Os desafios da linguagem do século XXI para o aprendizado na escola. Palestra, Faculdade OPET, junho 2008. Site: http://www.nota10.com.br Acesso em: 09 ago. 2020
DIONISIO, A. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. G.; BRITO, K. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2011.https://www.researchgate.net/publication/277221471_Generos_textuais_reflexoes_e_ensino Acesso em: 09 ago. 2020.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Parábola, São Paulo, 2015. https://periodicos.unb.br/index.php/discursos/article/view/8649 Acesso em: 09 ago. 2020.
KNUPPEL, M. A. C. Material Educacional Digital: multi/hipermodalidade e autoria. In: FRASSON, Antônio Carlos et al (org). Formação de professores a distância: fundamentos e práticas. Editora CRV, Curitiba, 2016.
LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. Heccus Editora, São Paulo, 2013.
KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London and New York: Routledge Taylor e Francis Group, 2003
KRESS, G & Van LEEUWEN, N.T. (2006) Reading Images: The Grammar of Visual Design. New York: Routledge.
PEDROSA, C. E. F; SANT’ANNA, V. L. A. El texto multimodal Y la arquitectura de la classe em la enseñanza a distância (EAD) 2015.
www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S0459 Acesso em: 09 ago. 2020.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In ROJO, R.; MOURA, E. (orgs) Multiletramentos na escola. Parábola Editorial, São Paulo, 2012.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Parábola Editorial, São Paulo, 2009.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2020). Suspensão das aulas e resposta à COVID-19.
https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 07 abr. 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Amaro Sebastião de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa, Adriana Monteiro Camara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.