A ANÁLISE DE DISCURSOS VERBOIMAGÉTICOS EM MÍDIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
análise do discurso, imagens, mídias digitais, semiolinguística, verboimagéticoResumo
O presente trabalho tem por objetivo propor a utilização de alguns conceitos e categorias provenientes da área da Análise do Discurso para a análise de discursos imagéticos ou verboimagéticos provenientes de mídias digitais. Como aporte teórico, utilizamos os chamados Modos de Organização do Discurso, advindos da Teoria Semiolinguística desenvolvida por Patrick Charaudeau (1992, 2008), além de algumas reflexões desenvolvidas por Mendes (2013) acerca de sua utilização em análises de discursos constituídos por estratos verbais e imagéticos. Ao longo do trabalho, buscamos apresentar exemplos de análises sintéticas de variadas mídias digitais a fim de demonstrar as possibilidades dos recursos analíticos aplicados.
Referências
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992.
Democracia em Vertigem. Direção: Petra Costa. Netflix, 2019.
MENDES, Emília (coord.). Imagem e Discurso. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2013.
MISKOLCI, Richard. Novas conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Cronos. Natal, UFRN, v.12, n. 2, 2011, pp. 9-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Elaine Cristina Silva Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.