EDUCAÇÃO INFANTIL E A ABORDAGEM DO TEMA CORONAVÍRUS

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO RETORNO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

educação infantil, ciências, COVID-19, perguntas-crianças, aprendizagens socioemocionais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar achados decorrentes de um espaço de formação virtual e interventiva envolvendo docentes, bem como uma ação com crianças. Em ambas as ações buscou-se dialogar sobre questões relacionadas a pandemia da COVID19, sendo elas atreladas a aspectos socioemocionais (no caso dos docentes) e de caráter preventivo, sanitário e de higiene (no caso das crianças). O viés metodológico dessa pesquisa é de abordagem qualitativa (GOLDENBERG, 1997), de natureza aplicada e do tipo Pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Com a referida proposta foi possível aguçar uma escuta para as narrações das crianças e docentes, afinando um corpo presente e atento para com suas noções quanto ao coronavírus e questões socioemocionais, com vistas a produzir possibilidades de exploração pedagógica, educacional e acolhedora.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base, 2018.

BRASIL. Guia de orientações acolher vidas para fortalecer emoções e criar estratégias pós-pandemia – covid-19. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2020.

CRUZ, S. H. V.; MARTINS, C. A.; CRUZ, R. C. de A. A educação infantil e demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e condições para o retorno às atividades presenciais. Zero-a-Seis, v. 23, n. Especial, p. 147-174, jan./jan., Florianópolis, 2021.

CRUZ, M. M. Meu nome é coronavírus, 2020. Disponível em: https://catve.com/arquivos/15840192955e6a375f71bfd.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.

DALMASO, A. C.; OLIVEIRA, M. O.; CORRÊA, G. C. (2018). Pergunta-criança: uma estratégia de aprender (e ensinar) Ciências. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11(25), 213-226, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Tradução: Suely Rolnik. São Paulo: 34, 1997

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

JUST, P.; MONTEIRO RIGUE, F.; COPETTI DALMASO, A. . EDUCAÇÃO INFANTIL E A ABORDAGEM DO TEMA CORONAVÍRUS: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO RETORNO ESCOLAR. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/763. Acesso em: 30 set. 2024.