MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM
contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade
Palavras-chave:
educação, sociedade, Durkheim, WeberResumo
O presente artigo traz uma reflexão dos principais pressupostos teóricos da sociologia sobre o tema educação, a partir das obras de Weber (1982), Morrow (1997), Durkheim (2007; 2016, 1955), buscando compreender, analisar e refletir as divergências e semelhanças entre as ideias dos autores. Nesse viés, o objeto desse estudo centra-se na seguinte problemática: como esses autores concebe o fenômeno educativo na sociedade? Como resultado foi possível compreender que a relação entre educação e sociedade se dá por meio da contradição. Os autores apresentam a educação como elemento fundamental no desenvolvimento da consciência e como forma de transformação do ser humano, porém, na história da educação brasileira não se percebe preocupação com um processo educacional emancipatório e, na atualidade, podemos observar reformas educacionais com intenções nítidas de reforçar o descompromisso com o público e de qualidade. Dessa maneira, a educação considerada elemento de transformação social aliena o homem e, a serviço do capital descaracteriza o lócus da luta de classes acirrando a desigualdade social.
Referências
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia, trad. Lourenço Filho, São Paulo, 4ª ed., 1955, pp. 25.56.
DURKHEIM, Émile. O ensino da moral na escola primária. São Paulo: Cebrap, 2007.
MORROW, R. A., & Torres, C. A. (1997). Teoria Social e Educação: Uma Crítica das Teorias da Reprodução Social e Cultural. Porto: Edições Afrontamento.
NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Valdirene Soares dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.