A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO
uma reflexão pedagógica
Palavras-chave:
leitor contemporâneo, ubiquidade, tecnologias digitais, docenteResumo
Este trabalho visa fomentar reflexões acerca do perfil cognitivo do leitor contemporâneo pertencente à Era da ubiquidade. Nesse sentindo, contando com os fundamentos teóricos de Santaella (2013), Policarpo e Santaella (2018), Lévy (1999), Franco (2016), Libâneo (1990), Demo (2008) entre outros, objetiva-se discutir os impactos dessa era sob a perspectiva pedagógica, de modo que seja possível consolidar diálogos entre a educação e as novas tecnologias. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de referenciais bibliográficos, buscou-se relacionar a leitura,
enquanto prática social, ao perfil cognitivo constituinte do leitor contemporâneo, bem como aos aspectos e características pertencentes aos conceitos de ciberespaço, cibercultura e ubiquidade, afim de que torne-se viável reanálise das práticas docentes diante do novo cenário. Sabe-se que as práticas pedagógicas atendem às demandas sociais, nesse sentido, é relevante que a discussão em relação ao novo modelo social movido pela ubiquidade ultrapasse o campo teórico e chegue, de fato, à sala de aula. Evidenciou-se, portanto, a urgência de refomulações pedagógicas que acompanhe a realidade contemporânea dos discentes no que diz respeito à leitura, aos objetivos e competências
impostos pela escola para o desenvolvimento dessa prática social, reconhecendo o caráter inovador e transformador das tecnologias digitais e suas implicações na educação e no educando.
Referências
DE CARVALHO CYRINO, Lucas Antônio. A LEITURA E A EDUCAÇÃO 3.0: DEMANDAS UBÍQUAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO In Comunicações do 13. º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, (13. : 2016 : Passo Fundo, RS). IV. [Anais... do] XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.
, p. 81-92.
DEMO, Pedro. Habilidades do século XXI. Boletim Técnico do SENAC, v. 34, n. 2, p. 4-15, 2008.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2023
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educacionais e profissão docente. Cortez Editora, 2011.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
POLICARPO, Clayton; SANTAELLA, Lucia. A estética do conhecimento nas redes digitais. Dialogia, n. 28, p. 29-45, 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8455/3720. Acesso em: 02 de março de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira, Flávia Lopes Barbosa Siqueira, Eliana França Crispim Luquetti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.