EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO DIANTE DAS NECESSIDADES ESPECIAIS
uma análise bibliométrica
Palavras-chave:
educação especial, psicopedagogia, crianças com necessidades especiais, pesquisas interdisciplinaresResumo
Este artigo discorre do trabalho psicopedagógico desenvolvido na educação especial a partir de investigações acadêmicas. Com o objetivo de analisar e refletir sobre a ação psicopedagógica em ambiente educacional inclusivo. Mediante ao exposto propõe-se uma revisão sistemática fundamentada em dados matemáticos ou bibliométricos, este tipo de análise garante resultados rápidos e precisos consonante com Guimarães et al (2021), com base nessa metodologia foi possível analisar a importância da atuação do psicopedagogo na educação especial, nos referenciando em teóricos como José; Coelho; Lakomy (2008). A base escolhida para realizar as buscas acadêmicas foi a Scopus Elsevier. Os resultados gerados nessa base possibilitou identificar a nível mundial as principais publicações sobre: Educação Especial, Psicopedagogia, Crianças com necessidades especiais, bem como o ano que se deu a primeira publicação, quantitativo de documento por território, por autor e as instituições que esses autores mantém vínculo a partir das interpretações dos gráficos obtidos nos resultados das análises da base Scopus fica explícito que quando o tema da pesquisa é psicopedagogia os pesquisadores de maior interesse são espanhóis, quando o tema
passa a se referir a crianças com necessidades especiais e educação especial são brasileiros. Esses resultados reafirmam a importância do trabalho desenvolvido pelo psicopedagogo para a educação inclusiva e de realização de pesquisas interdisciplinares para compreender as necessidades de cada ser humano.
Referências
FACION, José Raimundo(Org.). Inclusão escolar e suas implicações. In: MATTOS, Carmen Lucia Guimarães et al. A formação de professores. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2008.
GUIMARÃES, André José Ribeiro; DA CONCEIÇÃO MOREIRA, Paulo Sergio; BEZERRA, Cicero Aparecido. Modelos de inovação: Análise bibliométrica da produção científica. Brazilian Journal of Information Science, n. 15, p. 6, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7914073.pdf. Acessado em abril de 2023.
JOSÉ, Elizabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ática, 2008.
LAKOMY, Ana Maria. Teorias cognitivas da aprendizagem. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2008.
VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 139, p. 71-76, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 LUCIANA DE OLIVEIRA SILVA, JUSSARA DE PAULA DA SILVA MOURA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.