ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS
uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico
Palavras-chave:
COVID-19, docência, tecnologias digitais, pandemiaResumo
Os impactos gerados para diversos segmentos da sociedade e o isolamento social emergencial causado pelo vírus da COVID-19, que até o momento a única forma de conter a doença seria o isolamento, somaram-se e interromperam o processo de ensino e aprendizagem em escala global. O objetivo deste estudo é refletir sobre a formação
docente considerando condições, limites e principalmente desafios que o docente enfrentou na educação no contexto da pandemia de COVID19 no que diz respeito da preparação e formação continuada de professores para o uso das Tecnologias digitais como ferramenta inovadoras para prática educacional pedagógica. De modo geral, se faz
necessário a reflexão sobre as condições de trabalho e aprendizagens de nossos educadores, um dos impactos da pandemia foi a necessidade de repensar sobre as estruturas e funcionamento escolar. Apoiou-se numa abordagem qualitativa de natureza bibliográfica com autores renomados no assunto. Concluímos que a educação a distância sugere
a necessidade de investimentos significativos na implementação de políticas educacionais que preparem os professores para o uso das TICs, juntamente com uma formação continuada, pois esse é um aspecto fundamental para a implementação de ações na valorização docente para o crescimento e desenvolvimento humano, considerando que
docentes qualificados fazem diferença na formação identitária, visto que é um aspecto fundamental e significativo para implementação de ações de valorização docente.
Referências
BARROS, Fernanda Costa; VIEIRA, Darlene Ana de Paula. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 826-849, Jan. 2022.
CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2002.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, Formação dos Professores e Globalização. Questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artemed, 2010.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inovativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.
NÓVOA, Antônio. “Precisamos colocar o foco na formação profissional dos professores”, avalia Antônio Nóvoa.Instituto Claro,2017. 1 vídeo (9min 27seg). YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KqopJQO3K0E. Acesso em: 14 jun.2023.
SILVA, Jaime Carvalho. A formação de professores em novas tecnologias da informação e comunicação no contexto dos novos programas de Matemáticas do Ensino Secundário. 1998. Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra. Disponível em: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/matnti.html. Acesso em:09 de setembro de 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Jussara de Paula da Silva Moura Moura, Cristiana Barcelos da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.