PATRIMÔNIO CULTURAL NAS SALAS DE AULA
uma perspectiva interdisciplinar
Palavras-chave:
patrimônio cultural, educação patrimonial, interdisciplinaridade, educaçãoResumo
A cultura de um povo expressa através do patrimônio cultural diz respeito aos seus costumes, práticas, saberes e fazeres. Ter como objeto de estudo trabalhos referentes ao patrimônio cultural nas salas de aula é fundamental para compreender como a educação patrimonial é abordada. O objetivo geral deste trabalho é identificar trabalhos que abordam o Patrimônio Cultural no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, com ênfase no caráter indisciplinar que a lida com os bens culturais evocam, e orienta-se a partir da seguinte questão de pesquisa: Em que medida práticas interdisciplinares levam em consideração os saberes e experiências que os discentes já trazem consigo? Para atender ao objetivo proposto e trazer luz a problemática proposta, utilizou-se a metodologia da Revisão Sistemática de Literatura para consultar os repositórios da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Após as análises, percebeu-se fatores que vão desde a exígua quantidade de pesquisas acadêmicas que versem sobre a até a defasagem na produção de material e disponibilidade recursos
didáticos acessíveis para subsidiar a abordagem do assunto. Todavia, existem esforços que buscam aproximar as pessoas e os bens que versam sobre história local, levando em consideração os saberes que existem nas vivências individuais.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CHOAY, Françoise. O patrimônio histórico na era da indústria cultural & A competência de edificar In. A Alegoria do Patrimônio. Trad. de Luciano Vieira Machado. 3a. ed. São Paulo: Estação Liberdade/Editora da UNESP, 2006. p.205-237; p.209-265.
COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; TUCCI, Carlos Eduardo Morelli; HOGAN, Daniel Joseph; NAVEGANTES, Raul. (editores). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editoras, p. 52-70. 2000.
DA SILVA, Maristela Souza; RIBEIRO, Ana Maria Alves. Educação patrimonial e interdisciplinaridade: instrumentos para fortalecimento da cidadania no ambiente escolar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47179. Acesso em: 15/08/2023
DE OLIVEIRA, Rafael Alves; DELAMARO, Márcio Eduardo; NUNES, Fátima de Lourdes dos Santos. Oráculos de Teste para Domínios GUI: Uma Revisão Sistemática. In: Proceedings. 2009.
DUARTE, Carla Valeria de Miranda Costa. Educação Patrimonial e Recursos Hídricos: Um guia para os municípios de Olinda e Recife' 03/12/2018 103 f. Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais Instituição de Ensino: universidade federal de Pernambuco, São Carlos Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco
FERREIRA, Lucia de Fatima Lobato. LUDICIDADE: uma reflexão sobre a brincadeira na educação patrimonial em Cuiabá - MT' 12/04/2017 207 f. Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural Instituição de Ensino: Instituto do Patrimônio Histórico E Artístico Nacional, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Biblioteca Noronha Santos BNS/IPHAN
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques.Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57- 73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73 Acesso em: 11 mar. 2023
LEMOS JUNIOR, Clesio Barbosa. “ICMS-Patrimônio Cultural”: um estudo sobre a política pública de preservação cultural do Estado de Minas Gerais com ênfase no processo de Educação Patrimonial. PragMATIZES-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, p. 67-83, 2018. LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas, v. 6, n. 73, p. 2-23, 2005.
LONDRES, Cecília. A educação patrimonial na formação das novas gerações: algumas considerações. Educação Patrimonial: reflexões e práticas. IPHAN, João Pessoa, 2012.
MALTÊZ, Camila Rodrigues et al. Educação e Patrimônio: O papel da Escola na preservação e valorização do Patrimônio Cultural. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 39-49, 2010.
MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, EVA. Maria. Técnicas de Pesquisa. undamentos de Metodologia Científica. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2003.
SCHÖNARDIE, Paulo Alfredo. O processo educativo na perspectiva histórico-cultural. Revista Contexto & Educação, v. 29, n. 93, p. 4-21, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana do Carmo Narciso, Ana Lucia do Carmo Narciso, Ana Luiza Viera Narciso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.