FANFICS

uma prática de escrita no ciberespaço

Autores

  • Joyce Vieira Fettermann Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Clesiane Bindaco Benevenute Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Annabell Tamariz

Palavras-chave:

fanfics, leitura e produção textual, retextualização

Resumo

A forma de escrever e publicar conteúdo escrito tem passado por mudanças significativas a partir do advento das tecnologias digitais. Tais mudanças não se prendem apenas à forma digitalizada da escrita, mas se volta também ao seu conteúdo, para quem se escreve e porque se escreve. Nesse contexto, novas configurações são dadas ao uso da Língua, o que possibilita, dentre outros, novas perspectivas e novos comportamentos sociais. Pensando nisso, procura-se demonstrar como as fanfics - em uma tradução literal, “ficção de fã” - se caracterizam como uma construção textual que contribui com a criatividade e imaginação de seus autores. Este trabalho, portanto, constitui-se uma exposição da análise de duas das fanfics escritas pelos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio de um Instituto Federal do Espírito Santo, correlacionando-as ao estudo de como a tecnologia tem servido de suporte para que a escrita seja cada vez mais abrangente. Este teve como objetivo demonstrar como os jovens têm se apropriado do gênero textual digital fanfics para construírem narrativas baseadas em obras ou personagens de que são fãs, sejam eles de séries, filmes, quadrinhos, vídeo games, músicas, entre outros, sem a intenção de comercializar os textos ou ferir direitos autorais. Conclui-se, que as fanficspodem incentivar a criatividade e a imaginação dos estudantes, permitindo-lhes exercitar suas leituras de mundo, a partir dos textos-base que os estimulam a escrever. Considera-se que suas preferências possibilitam que a escrita seja realizada com mais prazer.

Referências

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SAMPAIO, T. N. Produção de sentido através das dinâmicas interacionais em sites de fanfictions de Harry Potter e Crepúsculo. In: POSCOM - SEMINÁRIO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PUC-RIO, 10., 2013, Rio de Janeiro.

Anais eletrônicos... Rio de Janeiro - RJ: PUC - Rio, 2013. Disponível em: <http://pucposcom-rj.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Theane-Neves-Sampaio.pdf>. Acesso em: 25 maio 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação & Sociedade, v. 23, n. 81, Campinas, 2002.

VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005. 127p.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

FETTERMANN, J. V.; BENEVENUTE, C. B.; TAMARIZ, A. FANFICS: uma prática de escrita no ciberespaço. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1089. Acesso em: 30 set. 2024.