AS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
tecnologia de informação e comunicação, redes sociais, ensino- aprendizagem, educação superiorResumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a temática Redes Sociais e as práticas de ensino-aprendizagem na educação superior. Buscou-se fazer a revisão em livros, artigos científicos e reportagem veiculada em mídia televisiva. Os dados obtidos apresentaram um quantitativo de cem milhões de usuários que acessam alguma Rede Social. Entre esses usuários estão alunos e professores que constantemente publicam e compartilham informações por meio do espaço virtual. O artigo ainda traz uma análise das novas formas de se ensinar e de aprender na educação superior proporcionados pelo advento da Internet. Os resultados obtidos apontam que quando se alia os recursos tecnológicos às novas metodologias de ensino, despertam o interesse do aluno e desenvolve sua autonomia na busca pelo conhecimento. E no que tange as Redes Sociais, esta contribui com a construção do conhecimento de forma colaborativa.
Referências
BOHN, V. Comunidades de Pratica na Formação Docente: aprendendo a usar ferramentas da web 2.0. 2009. Disponível em:
<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/LETR-8TEFMP/1375m.pdf?sequence=1>. Acesso em 02 ago 2018.
FRANCO, A. Escola de Redes: novas visões sobre a sociedade, o desenvolvimento, a internet, a política e o mundo globalizado. Curitiba: Saturnos Assessoria em Comunicação Social S/C Ltda, 2008, p.43.
MAIS de 100 milhões de brasileiros estão conectados nas redes sociais. Jornal Hoje. 17 jul. 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/07/mais-de-100-milhoes-de-brasileiros-estao-conectados-nas-redes-sociais.html>. Acesso em 14 ago. 2018.
MATTAR, J. Web 2.0 e Redes Sociais na Educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
PINTO, S. C. C. S. et al. Redes Sociais: impactos, desafios e pesquisas no cenário educacional. In: SCHNEIDER, H. N.; LACKS, S. (org.). Educação no Século XXI: desafios e perspectivas. São Cristóvão: Editora UFS, 2012.
RENÓ, D. P., VERSUTI, A., RENÓ, L. T. L. Transmediação e Conectivismo: contemporaneidade para a educação. In: LINHARES, R. N., LUCENA, S. VERSUTI, A. (org.) As Redes Sociais e Seu Impacto na Cultura e na Educação do Século XXI. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
SILVA, F.S., SERAFIM, M.L. Redes Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: SOUSA, R.P., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 67-98. ISBN 978-85-7879-326-5. Available from SciELO Disponível em: < http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265-04.pdf >. Acesso em 22 ago 2018.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
UNESCO, A Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação,1998. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html>. Acesso em 24 ago 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Bittencourt Felício, Níger de Oliveira Santos, Cristiane Bittencourt Felício Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.