A CONSTRUÇÃO DO CURSO REMOTO DE PREPARATÓRIO CELPE-BRAS PARA CANDIDATOS AO PEC-G NO CEFET-MG
Palavras-chave:
português língua estrangeira, ensino emergencial remoto, aquisição linguística, recursos digitaisResumo
Este artigo relata as experiências da construção e as práticas do curso remoto para preparação de candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) para exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) durante a pandemia do COVID-19 em 2020. Neste contexto, as aulas presenciais estavam acontecendo e todo o cronograma precisou de adaptações para que fosse possível dar andamento às aulas na modalidade remota. A fim de superar os desafios, os materiais didáticos e aplicação de atividades foram modificadas, e também houve a inserção de novas ferramentas digitais que favoreceram o aprendizado do português virtualmente. Como resultado desses processos, podemos apontar o desenvolvimento linguístico e cultural dos estudantes que conseguiram acompanhar todo o curso e a criação do curso remoto de preparatório Celpe-Bras da instituição, servindo de modelo para novas edições e para outras modalidades de cursos de português língua estrangeira.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Documento-base do exame Celpe-Bras. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
COELHO, I. M. W. S. O uso do Google Classroom em contextos híbridos: uma análise das práticas interativas no ensino-aprendizagem de línguas. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 19, n. 1, p. 107-120, 2019.
MENDES, K. A. Português língua estrangeira: uma análise do livro didático. 69f. 2006.
Dissertação (Mestrado em Letras) Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia,
Salvador, 2006.
PAIVA, V.L.M.O. Interação e aquisição de segunda língua: uma perspectiva ecológica. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A.; CARVALHO, A. M. (Orgs.) Linguística aplicada e ensino de língua e literatura. Campinas: Pontes Editores, 2013. p.187-205
SANTOS, Vanessa. O Ensino Online e os desafios da Cultura Digital nas práticas de leitura dos universitários da modalidade EaD. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) – ESCOLA DE HUMANIDADES, CULTURA E ARTES, Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias, p. 131. 2020.
SEGATY, K; BAILER, C. O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, v.46, n. 85, p.262-271, jan./abr. 2021. Acesso em: 18 jul. de 2021.
SOARES, D. R. WhatsApp nas aulas de Português como Língua Estrangeira. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. FALE: UFMG, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/downl
oad/11991/10452 Acesso em: 04 ago. de 2021.
SOARES, D. R. WHATSAPP: uma estratégia educacional nas aulas de Português Língua Estrangeira. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1573>. Acesso em: 04 ago. 2021.
SOUZA, K. R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tes/a/RrndqvwL8b6YSrx6rT5PyFw/?format=pdf&lang=pt> . Acesso em: 20 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Maressa Carneiro de Melo, Camila Queiroga Souza, Danielle Ferreira Gomes Porto, Rayana Andrade Mendes Dutra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.