ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PARADIGMA DO PÓS-MÉTODO E O PAPEL DOS SOFTWARES LIVRES
Palavras-chave:
software livre, pedagogia pós-método, cultura livre, autonomia, sequência didáticaResumo
Falar sobre “tecnologia na educação” é normalmente um tema polêmico e que permite diversas reflexões. Apesar de ser um assunto debatido há tempos, sabemos o quanto ele está em evidência devido ao contexto mundial em que estamos vivendo com a pandemia de COVID-19. Para quem nunca havia ouvido falar em Moodle, apps, plataformas de reunião remotas e softwares, certamente este vocabulário já não é tão estranho assim, e já está inserido, de alguma forma, no cotidiano de grande parte da comunidade. Neste trabalho, faremos uma revisão bibliográfica para tratar das implicações dos softwares livres no processo de ensinagem, a partir dos princípios do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001). Segundo Taurion (2004, p. 17) apud Souza (2016), o programador do software livre “outorga a todos direitos de usar, copiar, alterar e redistribuir o programa”, e, nesta perspectiva, compreendemos que diante do ensino remoto ou híbrido, os softwares livres podem se tornar estratégias ativas na preparação de materiais nas aulas de línguas estrangeiras. Os materiais em línguas estrangeiras requerem uma atenção especial, pois nem sempre estão de acordo com o perfil e a realidade da turma (TOMLINSON, 2016), necessitando do professor um trabalho mais cauteloso na hora da preparação das aulas. Assim, como resultado deste estudo, foi possível construir uma proposta de sequência didática elaborada a partir de softwares livres e das concepções do pós-método.
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