ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM TODOS OS GRAUS DE ESCOLARIDADE

Autores

Palavras-chave:

ensino remoto, licenciatura, estágio, escolaridade, pandemia

Resumo

A pesquisa quanto ao ensino remoto emergencial e suas consequências em todos os graus de escolaridade, evidencia a necessidade de desenvolvimento de meios tecnológicos próprios para a não estagnação do ensino durante a pandemia da Covid-19 e qualificação para uso das já existentes. Além de ressaltar como ele afetou não somente professores e alunos, mas também pais e toda a sociedade. Destarte, exigindo maior dedicação dos alunos e professores, sendo indispensável o auxílio dos pais e/ou responsáveis pelo estudante. O presente artigo integra providências efetivadas pelas instituições de ensino, mais específico por uma universidade estadual do Paraná, visando colaborar com o desenvolvimento do ensino durante as atividades remotas. Após inúmeras pesquisas em livros, sites e outros artigos, foi possível compreender que o ensino remoto emergencial inserido em 2020 afetou a compreensão e atuação do método de ensino-aprendizagem, influenciando também na formação de novos professores e, consequentemente, em sua atuação futuramente.

Biografia do Autor

Jéssica Eugênio de Azevedo, Universidade Estadual do Paraná

Jéssica Eugênio de Azevedo, nascida em 23 de Junho de 2001 em Guairaçá - Paraná, cursou o ensino médio no Colégio Estadual Cândido Berthier Fortes, sendo presidente do Grêmio Estudantil e integrante da equipe multidisciplinar. Atualmente, é graduanda do 3º ano do curso de Letras - Português e Inglês na Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí. Participou do projeto de extensão Liga de Leitores, 2019, da UNESPAR. Participou do Programa Paraná Fala Inglês da UNESPAR. Participa do projeto de extensão Clube de Leitura Virtual João Anzanello Carrascoza, UNESPAR. Tem interesse na área de Letras, principalmente: Linguística, Língua Portuguesa como língua materna ou estrangeira, educação, tecnologia e outros.

Élen Ramos, UNESPAR

Possui graduação em Letras com habilitação em Inglês (2014) e mestrado em Letras (2017) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participante dos grupos de pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente (UNICENTRO) e Estudos sobre a Aquisição da Escrita - UEM. Professora colaboradora no curso de Letras Português e Inglês da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí, e coordenadora do projeto de extensão Português para Estrangeiros (UNESPAR). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, sequências didáticas, tiras em quadrinhos, RPG e português como língua de acolhimento. Ainda, atua nas disciplinas de língua inglesa e estágio supervisionado.

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

EUGÊNIO DE AZEVEDO, J.; RAMOS, Élen. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM TODOS OS GRAUS DE ESCOLARIDADE . Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/950. Acesso em: 30 set. 2024.