ENSINO REMOTO

ANÁLISE COMPARATIVA DO ZOOM E DO GOOGLE MEET NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco Unyleya
  • Bárbara Amaral da Silva UFMG
  • Marcelo de Castro UFMG
  • Shirlene Ferreira Coelho UFMG

Palavras-chave:

aulas remotas, recurso de videoconferência, zoom, google meet, pandemia

Resumo

Praticamente todos os setores sociais tiveram que se adaptar à realidade imposta pela pandemia deflagrada pelo novo coronavírus. Tendo em vista a necessidade de conter a disseminação do vírus com o isolamento social, muitas instituições de ensino iniciaram aulas remotas, para dar continuidade ao ano letivo. Partindo dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi descrever, analisar e comparar dois recursos de videoconferência, o Zoom e o Google Meet, por serem plataformas gratuitas e que possibilitam a simulação de uma aula presencial. Apesar de, aparentemente, serem eficazes para reuniões, buscamos responder: “ quais as potencialidades desses recursos para o ensino remoto?”. Ambos os recursos possuem pontos fortes em comum, e as características divergentes, como o mecanismo de quadro branco interativo (Zoom) ou o limite de tempo mais extenso (Google Meet), podem ser favoráveis, a depender dos objetivos traçados pela escola ou pelo professor.

Biografia do Autor

Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco , Unyleya

Pós-graduanda em Análise do Discurso Midiático pela Faculdade Unyleya (2019-2020). Graduanda em Letras Bacharelado em Estudos Linguísticos: Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2020). Graduada em Letras Licenciatura Dupla - Português/Francês pela mesma instituição (2013-2018). Em 2015, foi estudante de mobilidade, realizando Intercâmbio Internacional na Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi pesquisadora em nível superior, fazendo parte do Grupo de Pesquisa - Espaço nas Literaturas Contemporâneas -, trabalhando na iniciação científica com o tema: O rio memorialístico de Nael: percursos do narrador em Dois Irmãos, de Milton Hatoum, coordenado pela professora Maria Zilda Ferreira Cury, na Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Corretora de Textos on-line na empresa Imaginie (2015-2017), como Revisora de Textos, Corretora de Textos e Monitora de Redação e Língua Portuguesa nos níveis Fundamental 2 e Médio na Rede Coleguium de Ensino (2015-2017) e como Corretora de Textos no Pré-vestibular Elite Savassi (2016-2017). Trabalhou como Supervisora de Área de Redação na Rede Coleguium de Ensino (2014-2019).Trabalhou, também, como Revisora de Textos Voluntária no Jornal Mural do PIBID- FÍSICA/UFMG (2013-2018) e como Tutora da disciplina on-line da UFMG, Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de textos (2017-2018). Atualmente, é Professora de Redação nos níveis Fundamental 2 e Médio na Rede Coleguium de Ensino, Professora de Redação no pré-vestibular Elite Savassi e Professora de Redação no nível Médio no Colégio Magnum.

Bárbara Amaral da Silva, UFMG

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Licenciatura plena Português (2013). Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG (2015), tendo como área de pesquisa a Análise do Discurso de linha francesa. Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, tendo como área de pesquisa a Análise do Discurso de linha francesa. Durante sua trajetória acadêmica, atuou principalmente na área da Análise do Discurso, abordando temas como gêneros discursivos, transgressão de gêneros do discurso, argumentação, estereótipos e discurso religioso. Como experiência de docência, trabalhou como monitora de Português e Redação em Pré-Vestibulares, como professora de Inglês em cursos de idiomas e lecionou na graduação da UFMG.

Marcelo de Castro, UFMG

Doutorando em Estudos Linguísticos (FALE/UFMG) e Professor de Língua Portuguesa na Educação Básica

Shirlene Ferreira Coelho, UFMG

Licenciada em Italiano-Português pela Faculdade de Letras (UFMG). Mestre e doutoranda em Estudos Linguísticos (Variação e mudança linguística) pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, da FALE/UFMG.

Referências

ALVES, P. Hangouts Meet: app do Google para videochamadas pelo PC e celular. Tech tudo. 13 de mar 2017. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/hangouts-meet.html Acesso em: 29 de jun. de 2020.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.7, n.1, 2020,8 p. 257-275. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621 . Acesso em: 25 jun. 2020.

LIMA, L. MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais. Portal do MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=86441:mecautoriza-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais&catid=12&Itemid=86. Acesso em: 24 jun. 2020.

PIMENTEL, N. A modalidade a distância no Brasil: aspectos conceituais, políticos e tecnológicos. In.: PEREIRA, M. F. R.; MORAES, R. A.; TERUYA, T. K. (Orgs) Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia-MG: Navegando Publicações, 2017, p. 25-40.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009. Disponível em:

https://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/52433/32273. Acesso em: 07 jun. 2020.

ROSOLEN, F. Google Meet: serviço de videoconferência agora é gratuito para todos. Mundo Conectado. 29 de abr. 2020. Disponível em:

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/13436/google-meet-servico-de-videoconferenciaagora-e-gratuito-para-todos Acesso em: 29 de jun. de 2020.

Ajuda do Google Meet: como ver as pessoas da reunião. Disponível em: https://support.google.com/meet/answer/9292748?hl=pt-BR Acesso em: 30 de jun. de 2020.

Ajuda do Google Meet: requisitos para usar o Google Meet. Disponível em: https://support.google.com/meet/answer/7317473?hl=ptBR#:~:text=est%C3%A1%20na%20reuni%C3%A3o.-,Requisitos%20para%20videochamadas,compat%C3%ADveis%20com%20o%20Google%20

Meet.&text=O%20Meet%20%C3%A9%20compat%C3%ADvel%20com,Apple%C2%AE%20macOS Acesso em: 01 de jul. de 2020.

Como realizar videoconferências com o Google Meet. Disponível em: https://apps.google.com/intl/pt-BR/meet/how-it-works/ Acesso em: 29 de jun. de 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

FRANCO , A. P. C. L. .; SILVA, B. A. da .; CASTRO, M. de .; COELHO, S. F. . ENSINO REMOTO: ANÁLISE COMPARATIVA DO ZOOM E DO GOOGLE MEET NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/894. Acesso em: 30 set. 2024.